quinta-feira, 2 de abril de 2009

O Poder do Flash Streaming

Conforme a wikipedia, fluxo de dados ou Streaming é uma forma de distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes.

Sem o uso streaming não seria possível a visualização de vídeos na internet e mobiles com o uso de plugins como quicktime, mediaplayer, realplayer, flashplayers, etc. A grosso modo, considere aquela leitura antecipada do arquivo, o que ele carrega à frente do cursor de tempo, como a aplicação de streaming, permitindo a visualização do vídeo sem cortes.

Sim... agora a pergunta: Muitos usam streaming, e o que o Flash tem de mais quanto à isso?

O streaming é nativo do "swf" desde sua primeira versão. Ou seja, não é uma característica única do vídeo em flv.

Para maior entendimento, vamos à uma comparação:

Um menu no estilo "root" criado em javascript, pesando 50kb (somente código), aparentemente leve, mas considere uma conexão com modem (download inferior à 3kb/s, +- 15s de espera), a raiz do menu para ser exibida em tela depende da leitura completa do código, até a última linha, ou seja, ver tudo = carregar tudo.

Já em Flash, neste mesmo menu, com o mesmo peso, o arquivo swf é interpretado pelo plugin flash/navegador com a lógica do streaming, exibindo em tela o frame atual da timeline, levando em consideração os frames de maior peso, mesmo que o último frame não tenha sido carregado, possibilitando com os mesmos 50kb, animação! Ou seja, ver tudo = carregamento parcial.


Exemplo de frames de maior peso de uma timeline.
Para visualizar este gráfico no Flash, após a compilação do swf (ctrl + enter) pressione ctrl + b.


Com o streaming bem trabalhado em flash, um único arquivo pode conter "n loadings" em pontos diferentes da timeline e ser carregado aos poucos.

Em resumo, um único arquivo swf, contendo um site completo, pode facilmente ser carregado até por modens antigos, se levada em consideração essa técnica.


Boa prática para o uso do streaming.


Esse é um dos motivos que fazem do Flash o top em multimídia para a internet.

Vale um desabafo... Aquela clássica afirmação: "O Flash" é pesado" é argumento de quem não sabe utilizá-lo.

2 comentários:

  1. Uma coisa que aprendi com você é que ao usarmos o Flash, devemos pensar como ele.
    Essa dica que você postou é o "pulo do gato" para quem tem cautela com aplicações web que rodaram em todo tipo de conexão.
    Pelo que entendi em seu post, com o Flash streaming podemos começar a visualizar elementos da aplicação automaticamente mesmo sem o arquivo estar completamente carregado. Não há espera mesmo em conexões de baixa velocidade.

    Valeu Fábio.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o flash nas mãos de quem sabe como utilizá-lo é uma poderosa ferramenta para web, sem sombra de dúvidas!
    Espero que com essa categoria do blog as pessoas esqueçam essa visão deturpada desse ótimo programa.

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.