terça-feira, 24 de março de 2009

Matte painting


Olá pessoal!

Nesse postagem falarei sobre uma técnica chamada matte painting, mas antes de tudo comentarei a respeito dos softwares indispensáveis nessa área.

Softwares de edição de imagens como o photoshop e o gimp são muito importante para a composição desse tipo de trabalho, eles formam a base dessa técnica, mas não são apenas esses softwares que fazem parte do processo, também se utilizam programas de vídeos como After Effects, Premiere, dentre outros e sem esquecer do softwares 3D.

Um dos mais conhecido artista dessa área é David Luong com trabalhos conhecidos no cinema como o Superman Returns, Uma noite no museu, entre outros.

Essa técnica é usada para criação de virtual sets(cenários virtuais) tanto para cena em close-up quanto para cenas panorâmicas, ela consiste em compor a cena original com cenas adicionais em layers(camadas), formando assim o trabalho final.

Até a próxima, com mais detalhes sobre essa técnica, deixo como exemplo uma imagem.

3 comentários:

  1. O matte painte é realmente incrível.
    Espero ansioso pelos próximos post onde você irá se aprofundar mais nesse assunto.

    ResponderExcluir
  2. Essa técnica quando bem aplicada tem N vantagens com relação à construção 3D total do cenário. Poupa-se muito em horas de render e tempo de execução, ou seja, resulta uma produção de alta qualidade com custo reduzido!

    Parabéns pelo post... merece um foco especial!

    ResponderExcluir
  3. caramba cara, impressionante essa tecnica do matte painting! ela é indispensável para qualquer artista que quer trabalhar com videos, ajuda bastante no tempo e no trabalho de quem está produzindo!muito boa a sua matéria, está muito bem explicado e abrangente!espero ansioso pelas próximas matérias que você irá escrever thiago, espero muito entender um pouco mais sobre o que acontece por trás das câmeras!

    até mais! um abraço!

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.