sábado, 18 de abril de 2009

Pencil – Animação 2D

Se você sempre quis fazer desenhos animados o Pencil é o programa que lhe dará asas. Com uma interface super simples que se assemelha com a do Flash, a única coisa que você precisa é saber desenhar.


Com ele você cria desenhos e animações tradicionais (a mão livre). Sua similaridade com o Flash proporciona ao usuário uma interface simples e enxuta com ferramentas padrão para desenho vetorial (contando até com controle de pressão para tables), uma linha de tempo com frames individuais, camadas para vetor, audio, bitmap e câmera, dentre outras ferramentas que ajudam na hora de animar como transição de frames, setagem de frames por segundo (fps), loop e etc.
Você pode exportar sua animação como uma sequência de imagens PNG ou como um vídeo em Flash (.swf) nas plataformas Windows, Linux e Mac OS X, e também como um filme QuickTime no OS X.

O Pencil ainda é uma ferramenta para pequenas produções, pois ainda está em desenvolvimento. Mesmo assim o resultado dependerá da criatividade do criador.

Download do Pencil.

4 comentários:

  1. Muito bom mesmo!

    Cadê os desenhistas da Mediateam para fazer uma análise aprofundada? ;-)

    ResponderExcluir
  2. Eu uso o Pencil 2D e queria partilhar uma dúvida: existem teclas de atalho para utilização do programa Pencil 2D? Uso regularmente as funções pen e zoom, mas se existisse uma tecla de atalho para habilitar essas funções agilizaria o trabalho! Alguém conhece?
    Até mais,
    Tati
    taticuberos@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. As que eu conheço são:
    "H" para esconder uma layer selecionada e "ENTER" para inserir um novo frame.

    ResponderExcluir
  4. Essa do enter me salvou muito tempo


    grato!

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.