quarta-feira, 8 de abril de 2009

GIMP - A melhor alternativa para edição de imagem.


O GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um poderoso editor gráfico onde sua primeira versão foi criada em 1995 e possui versões para Linux, windows e Mac OS X.

Podemos dizer que o GIMP é uma alternativa ao Photoshop, mas infelizmente o GIMP ainda não trabalha com a escala CYMK e por ser um open source ele não inclui licenças para as cores Pantone.

Com as exceções das escalas de cores CMYK e Pantone o GIMP não perde mais em nada para o Photoshop. Claro que nessa disputa podemos dizer que o GIMP tem ferramentas que o Photoshop não tem e visse-versa. Mas quando se tratar de desempenho, criação gráfica e filtros o GIMP dá de lavada, pois ele é muito mais leve, ocupa bem menos espaço no disco rígido e tem tantas ferramentas quanto seu concorrente pago. Antigamente diziam que o Photoshop possuía mais filtros, mas hoje o GIMP já vem com uma quantidade considerável de filtros embutidos e ainda o usuário pode adicionar scripts (distribuídos gratuitamente), que dão ao GIMP infinitas possibilidades e facilidades para o processamento de imagens e fotografias, criação de animações e muito mais.


Softwares de edição de imagem é pré-requisito para quem quer trabalhar com criação. Portanto, se você é (ou quer ser) um profissional da área ou empresário e ainda não dá atenção aos softwares open source, talvez você preste um pouco mais atenção quando pagar alguns milhares de reais pelo Photoshop dentre outros programas proprietários.

Quer experimentar o GIMP?
Faça o download aqui.

Um comentário:

  1. 100% de acordo...

    O diferente modo de pensar do GIMP, assim como no BLENDER, esta diretamente voltado à performance.

    Depois de anos sob o "domínio" de outras ferramentas, a adaptação ao novo "modo de pensar" é o único fator que pode servir de argumentação a não adotar o GIMP como software padrão para edição de imagens.

    Show de software... bem esclarecedor.

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.