sábado, 18 de abril de 2009

Vida de produtor não é fácil



Baseada num artigo publicado na revista meio & mensagem (nº1322, 18/08/08), pelo sócio e vice-presidente internacional da Conspiração Filmes conspiração filmes, Leonardo Monteiro Barros, cujo tema é: “Tempo é dinheiro em produção audiovisual?”, vou destacar neste post um pouco do perfil do profissional produtor.
Antes que você se pergunte a resposta para a questão do tema do artigo foi: “centenas de milhares de reais são consumidos por dia numa produção – seja ela de publicidade ou cinema – nesse momento tempo é dinheiro. Mas não é assim sempre” e o artigo diz o porquê.
A realização física de um audiovisual se divide em três grandes e importantes fases:
Desenvolvimento de roteiro,
Pré-produção/filmagem,
Pós-produção
.
Cada fase se diferencia com a relação tempo/dinheiro. E o perfil do produtor? Os bons produtores estão preparados para enfrentar cada uma dessas etapas da produção, sabem se adaptar as necessidades de cada uma e também aplicar seus conhecimentos e habilidades específicas nos momentos certos, além de conseguir administrar muito bem o investimento na realização do projeto.
É um profissional com uma capacidade impressionante de velocidade na tomada de decisões, às vezes tendo que tomá-las em segundos. Nas palavras do autor do artigo, Leonardo Barros, “o produtor é um estrategista, um visionário, um headhunter (profissional que busca os melhores talentos do mercado de trabalho) arregimentador de talentos”. Compara-o até mesmo a um general num campo de batalha no momento em que se inicia a fase de pré-produção / filmagem.
Uma profissão de “risco” de quem tem que seguir a risca o plano de filmagem estrategicamente elaborado para garantir o sucesso da obra ao seu término. Tendo também que contemplar e balancear as alternativas e opções na relação custo/valor de produção para torná-la viável.
Enfim, uma missão nada fácil, mas com certeza muito prazerosa para esse profissional, pois é graças ao seu trabalho somado ao de muitos outros por trás dos bastidores que podemos contemplar as grandes obras exibidas nos telões da sétima arte e também nas telinhas de nossas casas.

Puxando a sardinha pro lado publicitário, deixo pra vocês um making off da produção de um VT de uma campanha para o Itaú.

Um comentário:

  1. Ótimo tópico!
    Infelizmente grande parte dos produtores precisam lutar pelo equilíbrio tempo/dinheiro sob olhares críticos ainda no desenvolvimento de roteiro, para receber apenas ao final da produção seu devido reconhecimento.

    ps: Aquele é mesmo o Dan Stulbach? =O

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.