segunda-feira, 13 de abril de 2009

Software Livre vira sinônimo de economia para o Estado.

O diretor-presidente do Serpro e coordenador do Comitê de Implementação de Software Livre - CISL, Marcos Mazoni, informou que os cofres públicos, nesses últimos 12 meses, já economizaram mais de 370 milhões de reais com o uso do software livre no governo federal.

O coordenador ainda diz que a economia não é o ponto mais relevante do uso de plataformas abertas: "A principal vantagem é a possibilidade de investir em inteligência tecnológica nacional e disseminar a lógica de cooperação e compartilhamento nas instituições governamentais, tornando a administração de TI pública mais eficiente, ágil e justa".

No próximo dia 15, o Serpro disponibilizará para órgãos públicos, empresas e usuários particulares uma nova plataforma de desenvolvimento de programas chamada “Demoiselle”. Segundo Rogério Santanna, secretário da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, essa nova plataforma resolverá cerca de 90% dos problemas com tecnologia do governo.

Imagine a lentidão do Estado, com toda a sua burocracia, para atualizar qualquer software pago!
Seria revoltante ver o governo investindo o dinheiro dos meus impostos em software proprietário. Espero que esse dinheiro que está sendo economizado seja bem empregado.

Um comentário:

  1. R$ 370 milhões... seria interessante que eles divulgassem no quê essa economia será investida!

    Isso é a "Ponta do Iceberg", imagine todo um país sem uso de software proprietário, show demais. Irá demorar um bocado a acontecer, mas acontecerá!

    Gostei muito...
    "tornar a administração de TI pública mais eficiente, ágil e justa!"

    É realmente uma tendência GLOBAL!

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.