segunda-feira, 27 de abril de 2009

Flash ou Silverlight

Flash e Silverlight, respectivamente da Adobe e Microsoft, são duas plataformas para desenvolvimento de aplicações web, conhecidas também por RIA (Rich Internet Application). Ambos dependem de um plug-in para funcionar em navegadores (Firefox, Internet Explorer, Google Chrome).

Por anos a fio o Flash reinou soberano, passando por várias fases, mas sem encontrar concorrência à altura. Foi neste cenário que a Microsoft resolveu desenvolver o Silverlight, uma opção viável para o desenvolvimento de aplicações web 2.0. Dada esta liberdade de escolha, que os desenvolvedores para web nunca possuíram, qual a melhor opção para aquele trabalho específico? A gente conversou com publicitários que utilizam as 2 ferramentas no dia-a-dia. Em que casos um é melhor que o outro?

Apesar de ser um utilizador da plataforma .NET, sempre tento manter a mente aberta para as melhores soluções de cada problema. Confira uma entrevista interessante no vídeo abaixo com uma empresa que utiliza as duas tecnologias e tire suas próprias conclusões...

Video extraído do portal Olhar Digital

2 comentários:

  1. Como é falado na entrevista do Olhar Digital, Flash é bom para uns e Silverlight é bom para outros, cada um com sua aplicabilidade, com vantagens e desvangtagens.

    O fato é que as interfaces ficam mais ricas, a experiência do usuário ficará cada vez mais empolgante... todos ganham!

    Valeu o post Rafa!

    ResponderExcluir
  2. Não gosto da Micro$oft, mas acho que qualquer tentativa para quebrar um monopólio é válida. Faz com que a Adobe tenha mais atenção com os usuários do Flash. O clima de concorrência faz a qualidade dos softwares aumentar.

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.