domingo, 5 de abril de 2009

Quadrinhos com software livre

Hoje vou comentar sobre o Nois na Tira, um site de tirinhas muito legal onde todo seu conteúdo é produzido por softwares open source.


Rodrigo Leão, o criador do Nois na Tira, conta que quando começou a publicar suas tirinhas, desenhava à mão, scaniava e vetorizava com “um certo soft proprietário”. Com o tempo, conheceu o sistema operacional Ubuntu e passou a utilizá-lo como principal plataforma de produção, tanto para o trabalho quanto para o blog. Então começou a produzir suas tirinhas com GIMP e Inkscape.

No site há um link chamado ”É NOIS...” onde, além de várias informações a respeito do Rodrigo, você verá que as tirinhas são licenciadas pela Creative Commons e podem ser copiadas e alteradas por qualquer pessoa.


Se você, como eu, também ficou com vontade de criar suas tirinhas. Baixe o tutorial Produzindo HQS com Software Livre produzido pelo próprio Rodrigo Leão.

Um comentário:

  1. Como o caso do Rodrigo Leão, me parece inevitável a "rendição" ou "descoberta" de uso de aplicativos e até sistemas operacionais de uso livre. Isso acontece devido à evidente evolução destes softwares.

    Uma dica... no caso de "começar do zero", pesquise e experimente antes um software livre e, atendendo às suas expectativas iniciais, invista sem medo!

    No caso de "recomeçar" a adaptação é mais complicada, depende de um esforço e quebra de paradigmas, mas ainda assim, vale!

    Grande e inspirador post Ricardo!

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.