sábado, 4 de abril de 2009

Jornalismo Open Source

Imagino que a prática do Jornalismo Open Source ainda será algo bastante discutido, principalmente a mediação do jornalista como árbitro na veracidade das notícias produzidas. A idéia desse novo tipo de jornalismo colaborativo é um importante avanço para a não proliferação de um pensamento unificado, como o propagado pela maioria dos jornais, revistas e meios de comunicação, cuja a imparcialidade é suspeitosa.

Vários projetos de jornalismo aberto já foram criados como por exemplo o Now Public, OhMyNews, Indymedia e Brasil Wiki!.
Mas dois sites me chamaram a atenção o Linkk e o Wikinews. O Linkk é um site de notícias onde o usuário envia seu texto que ficará a disposição da comunidade e passará por um processo de votação. Os fatos mais votados aparecem listados na página principal do site. Já no Wikinews, apesar de valorizar bastante as opiniões enviadas pelos usuários, os responsáveis pelo projeto tentam manter ao máximo um ponto de vista neutro. A intenção do Wikinews é construir um ambiente comunitário para a enunciação de notícias deixando aos leitores a produção de pautas e alteração dos textos noticiosos. Tudo criado em autoria coletiva.


O jornalismo Open Source surge com a intenção de fortalecer o diálogo da imprensa e potencializar o raciocínio crítico do público.

2 comentários:

  1. Realmente a imparcialidade dos jornais é bastante suspeitosa...uma vez que eles querem que a população siga seus ideais. Muito boa a dica!

    ResponderExcluir
  2. A sensação que tenho ao ler um jornal é "será?", o mesmo digo em um noticiário de TV. A posição da instituição que os resguarda é evidente de parcialidade.

    Realidade triste, mas somos manipulados constantemente.

    Os portais de Jornalismo Open Source que Ricardo citou valem ser adicionados como páginas principais de nossos navegadores.

    Notícia não deriva de interesse próprio mas sim de "notificar verdades"

    Se essa consciência despertar, o que será de canais de tv, jornais e revistas???

    É bom nos antenarmos!!!

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.