quinta-feira, 9 de abril de 2009

Storyboard


Para produzir um vídeo bem feito, seja ele uma animação, um comercial ou até mesmo um filme, faz-se necessário um bom planejamento. Devemos seguir uma sequência de trabalho imposta no fluxograma, nele estarão todas as etapas do projeto, onde uma delas é o storyboard, indispensável na produção. Tem sua importância na representação das cenas da história que serão apresentadas no vídeo, ou seja, é todo o roteiro desenhado. Depois de pronto, passará por um processo de análise pelas pessoas que estarão participando do projeto, com o objetivo de ver se tudo ficou bom: a compreensão da história, a sequência das cenas, a fotografia, dentre inúmeros fatores componentes do filme. 

(Clique na imagem abaixo para ampliar)

O storyboard consiste numa sequência de quadros muito parecida com uma história em quadrinhos, só que sem os balões. Já pensou, você ter um trabalhão danado para produzir uma cena e, quando ela estiver finalizada, ao assisti-la, percebe-se que nela possui uma ou três partes que você não gostou? Você só fez perder tempo e ter dor de cabeça, não é mesmo? Pois então, é pra evitar esses imprevistos que existe o storyboard. Em algumas situações, dependendo da empresa, se ela possuir uma boa condição financeira, pode-se criar também um animatic que consiste em um storyboard animado. Podemos dizer que ele é uma mistura entre ilustração, animação 3D e 2D, além de poder acrescentá-lo sons conseguindo assim uma amostra bastante fiel ao resultado final. Um dos aspectos negativos do animatic em relação ao storyboard é o custo, já que é preciso ter um bom equipamento de vídeo para produzi-lo.



Com tudo isso, podemos concluir que, tanto o storyboard quanto o animatic são etapas indispensáveis para quem trabalha com o mercado audiovisual, pois são maneiras mais rápidas e fáceis de ter uma visão do projeto antes de finalizado, evitando assim, futuros problemas com a sua produção final, como por exemplo, o desperdício de tempo e dinheiro.

2 comentários:

  1. Post muito interessante,não sabia q existia esse tal storyboard animado.Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado caio, esse tipo de storyboard animado que é o animatic é muito importante para a produção, especialmente para quem ta na área de edição e composição, onde fica o local que é 100% paciência.

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.