segunda-feira, 20 de abril de 2009

Advergames



O nome vem da mistura das palavras inglesas advertise (propaganda) e game (jogo). Tornaram-se a nova sensação dos investimentos publicitários, atraindo a atenção de diversas grandes empresas anunciantes.
Uma ferramenta de comunicação que coloca o anunciante em contato direto com o consumidor, tratando-o de uma forma individual, dentro de um universo descontraído e agradável (games).
Os jogos são uma ótima ferramenta de interatividade utilizada pela propaganda para estreitar relações entre o consumidor e a marca de um determinado anunciante, pois desarmam esses usuários deixando-os mais receptivos as mensagens que as empresas transmitem.
Dentro dos jogos on-line podemos encontrar de forma sutil ou não, marcas, produtos, logotipos ou mensagens de patrocinadores. Uma ferramenta de marketing estratégica que reúne comunicação e entretenimento, conquistando consumidores e anunciantes de grandes marcas que visam fugir um pouco da propaganda tradicional.
Para as empresas os advergames são uma forma eficaz de criar um banco de dados com informações pessoais dos usuários, identificando potenciais clientes para investir em novos produtos e em campanhas futuras.
Em seguida algumas opiniões de profissionais do mercado a respeito desses jogos, retiradas da publicação de nº 78, ano VII da revista PRO NEWS:

“As empresas que têm buscado esta estratégia são sedentas por ampliar seus pontos de contato com o consumidor e não se limitam aos resultados convencionais da propaganda tradicional.”
Rodrigo Duguay - Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unicap e consultor de planejamento.

“Hoje, o que temos é um internauta, exigente, ávido por informações e principalmente por interatividade e agilidade. Por isso, o advergame é uma solução inteligente para muitos produtos. O jogo é uma excelente metodologia para primeiramente manter o internauta mais tempo conectado ao site e logo em seguida para aumentar as visitas no site por indicação ou fidelização.” Thais Bansen – Publicitária especialista em marketing.

“Veja como pode ser poderosa essa ferramenta. Uma mídia espontânea sem precedentes e que dá total liberdade para a imaginação. Custos apenas de produção e manutenção de servidores, extremamente baixos comparados com a mídia convencional.” Gilson Pessoa – Diretor de arte web do Gruponove.

“As verbas destinadas à criação e distribuição de advergames estão cada vez mais significativas, e o retorno do investimento cada vez mais tangível”. Paulo Petitinga – Atendimento da Escala Novva.

“É preciso conhecer os princípios fundamentais de marketing e entender o jogo como uma peça posicionada dentro de uma estratégia de promoção, não como o produto final em si”. Luiz Eduardo Cajueiro – Professor de Arte em Webgames da Unibratec.

“Como todo jogo, o advergame pode ser desenvolvido de forma a estimular a lógica e o raciocínio através de desafios. Em geral, o ser humano é atraído por desafios e isto pode lhe desviar a atenção para as demais atividades. Mas não se trata de uma regra. Em minha profissão, como professor, encaro o advergame como um mecanismo de aprendizado e fixação do assunto visto em sala de aula e aplicado no jogo”. Marcello Mello – Professor de física e matemática para jogos da Unibratec.

Exemplos de advergames disponíveis na net:
Coca-Cola advergame cocacola
Minuano advergame minuano

Burger King

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