Eu poderia descrever todo o funcionamento dessa licença, mas encontrei um vídeo que é perfeito para essa função. O que devemos ter em mente é que a CC vem para resolver os problemas de direitos autorais, uma vez que o avanço tecnológico não permite mais que as grandes corporações se apoderem do produto artístico alheio.
Mais uma informação inerente ao assunto é que se nós definirmos que uma obra não poderá ser usada para fins comerciais e ainda assim alguém utilizar a obra com esse intuito deverá ser acordado o pagamento dos direitos autorais diretamente com o autor ou artista. Isso quer dizer que a CC é uma alternativa justa e até lucrativa.
Licenciar suas obras é tão simples que parece brincadeira comparado com os custos e burocracia do meio tradicional (Copyright ).
O processo é gratuito e para obter a licença, basta entrar no site Creative Commons Brasil, preencher um pequeno formulário informando as limitações da licença e o tipo da sua obra. Pronto, agora é só clicar em Escolher uma Licença e na tela seguinte é só copiar o código fornecido ou a imagem referente a licença escolhida e inserir em seu trabalho ou local onde ele é distribuído (site ou blog, por exemplo). Apenas a presença do selo CC é o suficiente para proteger sua obra de acordo com os limites pré estabelecidos, deixando claro para todos o que eles podem e não podem fazer com seu trabalho.
Boa Ricardo....
ResponderExcluirA maior preocupação de quem trabalha com "criação", que depende do seu talento para produzir, é a idéia de que "alguém" pode se apoderar do seu esforço e criatividade.
Tomara que as licenças da CC sejam cada vez mais difundidas!