quinta-feira, 2 de abril de 2009

1, 2, 3...PLANEJAMENTO


Para se criar um ótimo vídeo precisa-se, antes de tudo, de um ótimo planejamento, com a preparação da equipe para trabalhar com o roteiro e conceito de animação. Nessa hora tudo conta, como tomadas de câmeras complexas, posicionamento dos atores, a fotografia, a iluminação, dentre outros, sem esquecer também o mais importante, o custo e o tempo, onde exige do diretor do projeto e equipe, um estudo bem detalhado para evitar desperdicio tanto no custo quanto no tempo.

A câmera funciona como um olhar indiscreto, contando a história a medida que ela acontece na cena. Isso proporciona ao espectador uma posição privilegiada para ver o desenrolar da história.

Uma boa fotografia é o que faz o espectador parar e esperar a próxima cena, mas o que sería da fotografia se não houvesse o clímax da história, com uma boa jogada de câmera, com fortes pontos de iluminação, onde essa harmonia entre todos os elementos que estão em cena se torna a magia que vemos, no cinema ou na TV.

Quando estiver planejando suas tomadas de cena com câmera procure se concentrar no que chama sua atenção, no que torna a imagem forte e no momento em que uma ação programada deve ocorrer. Em um projeto organizado tudo fica mais fácil, para o trabalho seguir com o decorrer do tempo sempre é bom usar um fluxograma, ou seja, um esqueleto ou uma raíz de como todo o trabalho vai se encaminhar.

Colocarei mais informações numa próxima postagem a respeito desse assunto e até lá.

2 comentários:

  1. De um longa pra cinema à uma pequena vinheta para tv, a produção de vídeo é uma ciência!

    Não há como confiar no talento indivudual de alguns membros da equipe e tampouco na capacidade de entrosamento individual. Um fluxograma de trabalho bem projetado faz com que a equipe, por menos experiente que seja, consiga realizar um bom trabalho.

    Sem organização nada feito!

    Ótimo post Thiago... esse assunto merece muito um detalhamento!

    ResponderExcluir
  2. O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial FUTURO, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação.

    Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

    Esse assunto é muito interessante para muitas áreas, não apenas a produção de filmes.
    Como Fábio disse no comentário anterior, esse assunto merecia um detalhamento. Acho que o que poderia complementar esse assunto seria a explanação de um "Plano", ou seja, o documento que contém o programa planejado.

    Ótimo post Thiago!

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.