sábado, 11 de abril de 2009

Hipermídia Open Source

Em um post anterior falei do jornalismo Open Source. Achei o assunto tão interessante que decidi ver até onde esse idéia já chegou e me deparei com o conceito chamado hipermídia.

Hipermídia concentra em uma única linguagem elementos não-lineares de hipertexto, interface e multimídia criando algo de características próprias com um alto nível de interatividade. Pesquisando um pouco mais descobri um projeto que tenta ser fiel ao conceito Open Source.

Crônicas de uma Catástrofe Ambiental é uma reportagem especial da Revista Forum. Essa reportagem é disposta em um site onde áudios, fotografias em alta definição, vídeos e a transcrição das entrevistas podem ser acessadas para que qualquer um que esteja interessado possa realizar outras edições a partir deste material.

A informática possui recursos que ainda não são totalmente explorados pelo jornalismo. Aquele que se utiliza de um pensamento livre de estereótipos trará aos seus projetos um salto qualitativo significante. Os softwares Open Source podem ser a chave para a qualidade, pois possuem um simbolismo muito forte que prega a ação comunitária em prol de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui.