quarta-feira, 8 de abril de 2009
O primeiro passo: O Briefing.
Olá pessoal!
Hoje vamos falar sobre um assunto bastante importante, porém, ainda meio complicado na nossa área - O BRIEFING.
Um bom briefing é o primeiro passo para o sucesso do projeto. É o começo de tudo, conjunto de informações passadas pelo cliente que serve como guia para o desenvolvimento de um trabalho.
Com essas diretrizes em mãos, o designer passa a ter rumo, foco, sabe por onde começar, e com isso, garantir sucesso no final de cada projeto. Quem trabalha com criação em agências, sabe o quão difícil é obter essas informações. Dependemos do comercial que é o responsável por captá-las. Mas nem sempre isso é possível! Então, caso não tenha um bom briefing ou até mesmo nem o tenha, você pode desenvolver trabalhos belíssimos, se não satisfizer o seu cliente, não passar sua verdadeira intenção, o que poderia ser o seu sucesso pode se tornar o seu fracasso.
Agora, acontece também do cliente não poder ou resistir em responder tantas perguntas para o briefing. Então, nada de desespero, INVENTE UM! Tente puxar uma conversa mais informal mesmo, use sua simpatia, seu carisma pra tirar o máximo de informações que puder, isso o facilitará com a futura criação. Tente analisar também tudo em sua volta e tenha como referência o perfil do seu próprio cliente, adquirá informações interessantíssimas que o ajudará a formar idéias. Conhecê-lo profundamente e o que ele faz, o setor que atua, te dará conhecimento o suficiente para discutir, propor e contribuir na busca das soluções que precisa.
O briefing é imprescindível e de uma importância extrema para os que produzem. O tempo é um fator a ser poupado quando há essa organização por parte da empresa que utiliza o briefing - menos tempo, mais trabalho, mais dim dimmm... hehehe
Grande Abraço e até mais!!!
Marcadores:
Comunicação Diversa,
PensarDesign
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite seu comentário aqui.