segunda-feira, 27 de abril de 2009
Marketing Viral = Pandemia Mundial
O uso da internet como ferramenta pessoal de comunicação e de trabalho, "enfraquece" de certa forma o uso dela como mídia e instrumento de divulgação para conteúdos publicitários, além de que, o público diante do bombardeio de mensagens e informações a que é submetido todos os dias, está cansado e se torna pouco permissível a absorção de grande parte desses conteúdos.
Percebendo a importância e o crescimento da acessibilidade a internet e com o intuito de atingir o target de forma menos agressiva, tornando a mensagem publicitária mais agradável aos olhos dos consumidores, se desvencilhando um pouco das mídias convencionais, tradicionais e em grande parte das vezes saturadas, surge uma nova forma de produção de conteúdos publicitários, que invade as salas de criação, "quebram a cabeça" dos criativos e tomam a atenção do público por alguns minutos de suas vidas contagiando-os com o chamado Marketing Viral.
Não é que essa ferramenta publicitária se restrinja ao uso da internet, mas é através da rede que a maioria desses vírus são disseminados, perante a rapidez na difusão das mensagens, ideologias e apelos institucionais.
"O marketing viral é uma forma de obter retorno financeiro direto e, o que é melhor, quase de graça, pois este vírus é uma técnica que tenta explorar redes sociais preexistentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento da marca como se fosse uma epidemia. Logo, é preciso ter um vírus de ideia que, na verdade é uma ideia que se propaga no mundo da moda" (SANTOS apud ADONAI, 2007).
Dicas para produção de uma possível campanha viral:
* as mensagens precisam ser compreensíveis;
* as pessoas precisam sentir vontade de espalhá-la;
* desnecessário o gasto de fortunas para a produção;
* não substime a inteligência das pessoas,fingindo que não está fazendo propaganda.
Poderia me estender muito mais neste assunto, mas me limito, deixando que os vídeos de uma reportagem do Programa Vitrine da TV Cultura exemplifique e explique com mais detalhes sobre o assunto.
Exemplo de um viral surgido através de uma boa sacada, produzido com baixo custo e que gerou impacto:
Marcadores:
Comunicação Diversa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito legal.
ResponderExcluirAdorei os vídeos, são muito bons!
Valeu Mayara.