quinta-feira, 9 de abril de 2009

XMind - Seu Brainstorming mais eficiente.

Aqui no blog, falamos muito de como devemos nos organizar antes de executar um projeto, vou entrar na “onda” e falar sobre um software (open source, claro) que ajudará quem precisa de organização na hora de fazer uma reunião e apurar os resultados obtidos.

O XMind permite que os usuários, com poucos cliques, insiram as idéias e organiza os resultados obtidos nas reuniões de brainstorming. Rapidamente o programa desenha mapas mentais e através de diagramas ilustra o avanço das diferentes etapas de um projeto podendo assim, visualizar as tarefas de cada membro de uma equipe, bem como o tempo utilizado para cumpri-la.

Todas essas informações podem ser compartilhadas pela internet e visualizadas no próprio browser. No site do desenvolvedor há um link chamado Share onde podemos ver vários exemplos de gráficos como espinha de peixe, gestão de equipes, entre outros.

O XMind está disponível para Mac, Linux e Windows.
Download do XMind

3 comentários:

  1. Show a ferramenta... se bem utilizada tende a sanar o principal problema de uma empresa quanto a trabalho em grupo... a comunicação!

    Sem querer criar polêmica, vai uma dúvida ao Mundo Open...

    O XMIND é Open Source e como estamos acostumados a ver os desenvolvedores fazem de tudo para que sua ferramenta não deixe nada a desejar para softwares proprietários... ok. Mas neste caso percebe-se que há uma versão PRO sendo VENDIDA no site do desenvolvedor. a pergunta...

    Isso foge à filosofia OPEN?

    ResponderExcluir
  2. Essa pergunta é realmente polêmica e causa desentendimentos na comunidade que se divide em Software livre e Código aberto.

    Basicamente é a mesma coisa, mas a polêmica está fundada em ideologias. Então, como mortal que sou, não entro nessa discussão, pois sei que o que devemos nos ater é o que diz a licença.

    A licença nos permite vender o produto contanto que sigamos todo o regulamento inerente. Quando vendemos um produto somos obrigados pela legislação a prestar suporte ao consumidor ou usuário, seja esse suporte remunerado ou não, independentemente do licenciamento do software.

    No caso do pacote PRO do Xmind, o comprador tem vantagens como suport on-line e updates além de adquirir uma versão do programa com mais funcionalidades e acessos.

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.