domingo, 26 de abril de 2009

Projeto de visualização do corpo humano no Blender

Kai Kostack desenvolveu um script capaz de reunir uma sequência de imagens geradas por um processo de mapeamento do corpo humano e integrou isso ao Blender. O impressionante resultado só foi capaz devido a evolução da capacidade de processamento do novos computadores e do GLSL do Blender.


The Visible Human in real-time with Blender from Kai Kostack on Vimeo.

Kai Kostack explica:
"Nesta demonstração você está prestes a ver um curto (10 minutos) passeio através de um verdadeiro corpo humano do sexo feminino (idade 59) a partir do Visual Human Project . Tudo gravado em tempo real.
A demonstração é constituída por 1746 x 570 x 666 células de resolução. É uma simples pilha de centenas de planes, cada um com uma fatia do mapeamento. Tenho escrito um script para automatizar totalmente o processo de conversão. Renderizado por uma base GeForce 8600 GT com 512 MB de memória de vídeo em cima de um Quad-Core 2,4 GHz , com 4 GB de memória. "

"De Wiki: O cadáver do sexo feminino foi incorporado e congelado em uma mistura gelatina e água a fim de estabilizar o modelo para o corte. O modelo foi, então," cortado" no plano axial em intervalos ,33 milímetros, resultando em cerca de 40 gigabytes de dados . O processo é inteiramente destrutivo .

Esse feito é um importante avanço no âmbito das ferramentas 3D que possibilitará que a comunidade médica utilize o Blender para estudos proporcionando um melhor entendimento do corpo humano.

Download do vídeo de emonstração
Site do Kai Kostack

3 comentários:

  1. Para essa e outras ferramentas OPEN SOURCE, um porém MUITO RELEVANTE, além de ganho de performance e diminuição de custos, que DEVE ser levado em consideração é a participação da comunidade em desenvolver melhorias e acessórios ao software. Maravilhas como estas existem aos montes e aparecem todo dia, quando se trata de open source.

    Pergunte-se... conhece alguem que já ouviu falar de algo "útil" como o auxílio para o mapeamento do corpo humano para softwares proprietários desta categoria?

    É uma tendência mundial, entre neste clima...
    O MUNDO OPEN está OPEN!!!

    ResponderExcluir
  2. Acesse... http://kaikostack.com/

    Se alguém tem que disponibilizar isso... é ele!!! ;)

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.