quarta-feira, 25 de março de 2009

Blender, um novo conceito em ferramenta 3D.



O Blender é um programa de código aberto para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo, criação de aplicações interativas em 3D e jogos. Perdemos o folego com tantas utilidades.

Anos atrás comecei a insistir em minha empresa (Mediateam) que deveríamos apostar no Blender como nossa ferramenta 3D. No começo foi estranho, pois eu tinha pouca experiência na ferramenta e ficamos com medo de encarar um grande projeto com uma ferramenta relativamente nova. Depois de muitos testes e demonstrações consegui convencer que o Blender tem as qualidades suficientes para executarmos nossos projetos. Mas só sabemos o quanto o Blender é útil quando passamos a usá-lo em nosso cotidiano.

Quem abre o Blender pela primeira vez normalmente se engana com sua interface. A maioria das pessoas estão acostumadas com programinhas cheios de botões coloridos e icones intuitivos e de imediato temos certeza que o Blender não é nada atraente. Sendo que na verdade ele realmente não foi criado para ser o mais divertido e sim o mais funcional.

Demorei um pouco para entender sua lógica, mas depois descobri que ele tem uma agilidade notável que me fez economizar muito mais tempo na hora de produzir. Uso o Blender em todos os meus trabalhos e desde que optei em experimentá-lo nunca precisei voltar para as minhas antigas ferramentas.
Quem começa a usá-lo não quer mais nada, terminamos criando afeto. Além de superar as expectativas é open, tem pouco mais de 9 megas, é multi plataforma dentre muitas outras qualidades.
O Blender não é atraente, mas isso é apenas uma questão de ponto de vista. Explore um pouco mais esse magnífico programa. Não o perca de vista, pois a cada dia você perceberá que ele é mais útil e eficiente do que você imagina.

Um comentário:

  1. Assino em baixo!

    Sem dúvida, falando como empresário, o Blender proporciona segurança e agilidade no nosso dia-a-dia, sem deixar de lado a qualidade final do trabalho.

    Percebe-se que a Blender Foundation não produz um software "infantil", o Blender foca um público profissional, que conhece as reais necessidades em uma produção 3D, seja pequena ou grande, e com isso causa o "entortar de nariz" de quem não entende o que a ferramenta realmente propõe.

    Parabéns Ricardo... Obrigado por me apresentar ao Blender... estou contigo nessa empreitada!

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.