segunda-feira, 23 de março de 2009

O mercado é favorável para quem se capacita

Em meados da década de 90, o Brasil sofreu uma grande mudança na sua economia com a implementação do Plano Real. Milhares de pessoas passaram a fazer parte do mercado consumidor. Pessoas que antes jamais imaginaram que um dia poderiam ingressar nesse mundo capitalista do consumismo, acabaram provocando um aumento na demanda por novos produtos, serviços e ofertas, consequentemente provocando um aumento na capacidade de produção.

Seguindo a lógica desse desenvolvimento, as empresas devido a grande produção de novos produtos e serviços, começaram a investir em comunicação e nos negócios publicitários, no intuito de se destacar entre os concorrentes.

Desde então o mercado publicitário brasileiro vem mudando de comportamento e de configuração na sua composição, tentando se adaptar cada vez mais as exigências feitas pelas organizações e também por mudanças provocadas pela globalização.

Segundo pesquisas realizadas pela Everis (consultoria multinacional de negócios e tecnologia da informação) em parceria com a Escola de Negócios da Universidade de Navarra, na Espanha, responsáveis pelo ISI (Indicador de Sociedade de Informação), o nosso país subiu no ranking e se tornou o 5º maior mercado publicitário do mundo, informação essa que também é ratificada pela ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade).
Leia mais em: Brasil deixa lanterna de ranking de desenvolvimento tecnológico na AL

As perspectivas para o futuro da publicidade/propaganda são ótimas, tendo em vista que está havendo uma maior profissionalização do meio, o mercado em expansão e o número de agências aumentando para suprir a demanda no crescimento de empresas.

De olho nas tendências da economia global, o mercado publicitário está abrindo o leque de opções para atuar em outras áreas da comunicação, assumindo um papel estratégico, aumentando a necessidade de contratação de serviços especializados e mais uma vez seguindo a lógica do desenvolvimento, aumenta também a oportunidade de empregabilidade em agências de marketing de relacionamento, agências de promoção e de design.

Após uma breve análise da situação atual do mercado publicitário, volto minha atenção agora para os futuros profissionais dessa área, estudantes e recém formados que ainda não adentraram nesse “mundo fantástico”. Diferentemente do que muitos pensam o mercado publicitário não fecha as portas para os novos profissionais. Como em toda e qualquer área de atuação, a concorrência é enorme e exige uma postura de comprometimento e constante atualização.

Para quem tem tempo disponível, acessibilidade aos meios de informação, oportunidade de cursar uma academia (graduação), conhecer professores e profissionais da área, aprendam a planejar, otimizar seu tempo e suas atividades. A internet, por exemplo, pode ser uma grande ferramenta aliada ao seu processo de formação pessoal e profissional. Saber aproveitar os recursos tecnológicos e adquirir conteúdos multidisciplinares disponíveis gratuitamente na rede, são algumas competências fundamentais que garante um diferencial para você se inserir e manter no mercado de trabalho, o qual é necessário que você seja cada vez melhor. Leia também:
Artigo “Planejamento de carreira”
“Eu me contento com o melhor”
Wiston Churchill

2 comentários:

  1. Mayara, parabéns pelo post!
    É sempre bom estar informado sobre o nosso mercado.

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  2. Uau...

    Mesmo atuando na área de publicidade e sentindo na pele, por parte dos pequenos aos grandes empresários, o despertar do interesse em utilizar as inúmeras ferramentas que só empresas do setor de comunicação é capaz de criar.

    Não basta seguirmos a maré, temos que nos adiantar à essa realidade.

    Vivemos um momento de renovação do nosso país, capaz, aberto à novas idéias!

    Parabéns pelo post... seja bem-vinda!

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