
Inspirada numa reportagem da conceituada revista de marketing HSM Management.
No post de hoje, trago um exemplo de uma marca brasileira de grande sucesso que devido a um trabalho bem feito de planejamento e a execução de um inteligente plano de gerenciamento de marca, deu a volta por cima, deixou de lado o status de produto commodity para atingir o status de objeto de desejo das variadas classes sociais do mundo inteiro.Com esse exemplo, a intenção é mostrar a importância de um bom planejamento estratégico antes da execução de qualquer trabalho.
Havaianas. Fabricadas pela companhia brasileira São Paulo Alpargatas há quase 50anos, lançadas em 1962 e tida pela empresa como um mero commoditie por 32 anos. Devido a uma multiplicação de imitações, o acirramento da concorrência e uma forte associação da imagem das sandálias com a classe pobre da sociedade, houve uma queda nas vendas e consequentemente na rentabilidade da companhia.
Em 94, o grupo resolve mudar de estratégia e com um planejamento, podemos dizer perfeito, visando conquistar também a classe média e se reposicionar no mercado, foi lançada a linha de sandálias Havaianas Top. Em parceria com a agência de publicidade Almap BBDO, que comunica para o grupo até os dias atuais, a companhia decide focar mais no consumidor do que no produto.
A primeira peça produzida para o lançamento da linha foi um VT testemunhal com Malu Mader usando Havainas numa situação cotidiana, também foram tomadas medidas como novo formato de distribuição e de exposição nos PDVs, além da criação de embalagens para os novos produtos.
Com o sucesso obtido, a Alpargatas resolveu consolidar o que aprendeu e potencializou o resultado, investindo no produto e na comunicação. A companhia organizou e transformou a marca Havainas numa unidade de negócios independente, facilitando e proporcionando maior velocidade a todas as iniciativas relacionadas ao produto.
Mudanças na fábrica, investimento na capacitação dos funcionários, aumento da armazenagem e a criação de um laboratório para pesquisa e desenvolvimento de novas cores e estampas, foram alguns dos investimentos feitos com relação ao produto. Já com a comunicação, a verba destinada para tal aumentou, divulgação na mídia eletrônica passou a ser todos os meses do ano, mídia impressa tornou-se peça fundamental no Mix de publicidade e os trabalhos desenvolvidos pela assessoria de imprensa, relações públicas e promoção de eventos, se tornaram fundamentais e complementares a publicidade.
Hoje as Havainas estão presentes em diversos países do mundo, inclusive em lojas e butiques sofisticadas do exterior. Seu diferencial com relação às concorrentes é justamente o fato de apesar de tantas imitações, nenhuma delas conseguiu até o momento reunir a mesma qualidade e preço e o seu apelo de item fashion.
Como se explica o fenômeno? As Havainas são “a essência da simplicidade sexy” e ostentam “um design maravilhosamente clean”, segundo a diretora de criação Gity Monsef, do museu londrino de moda Zandra Rhodes Museum. Para a revista HSM Management, a resposta é o notável trabalho de planejamento e gerenciamento de marcas realizado pela São Paulo Alpargatas.
Finalizo com uma definição de planejamento de Philip Kotler:
“O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente.”
Leia mais sobre planejamento em:
Planejamento-Estrategico-dentro-do-Conceito-de-Aministracao-Estrategica
Mayara, é muito bom ver você ressaltar a importância do planejamento estratégico para comunicação. E com a crise que já foi citada em um post anterior, se faz cada vez mais necessário que as ações de comunicação sejam planejadas, primeiro para que o cliente tenha o reconhecimento e o resultado esperado e segundo para evitar gastos que podem ser aproveitados em outras campanhas. Parabéns pelo post.
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