segunda-feira, 18 de maio de 2009

Windows Azure - Parte 3 (Final)

Bem pessoal, tentarei nesse último post sobre o Windows Azure demonstrar como criar uma aplicação e o funcionamento de sua publicação na "Nuvem". Faremos um projeto ASP.NET simples e o colocaremos para rodar.

Precisamos instalar os componentes de desenvolvimento do Windows Azure na seguinte ordem:

- Windows Azure Software Development Kit (January 2009 CTP) - http://tinyurl.com/azsdk0109

- Microsoft .NET Services SDK (March 2009 CTP) - http://tinyurl.com/nssdk1208

- Windows Azure Tools for Microsoft Visual Studio January 2009 CTP - http://tinyurl.com/aztools0109

Para minha surpresa, me deparei com a restrição de ter que utilizar o Windows Vista ou Windows Server 2008, não sendo possível utilizar nem o Windows XP e nem o Windows 7 Beta, pois senão até conseguiremos desenvolver, mas apresenta problemas na hora de compilação e depuração.

Devido a uma aplicação chamada "Development Fabric", é possível realizarmos a depuração local, pois essa aplicação emula o Azure, no entanto para podermos publicar, precisamos ter uma conta no Azure. No endereço http://www.microsoft.com/azure/register.mspx, pode-se realizar o registro para obter uma chave de aplicação.

Primeira Etapa: Criar projeto ASP.NET com o Windows Azure

Abra o Visual Studio 2008 (detalhe importante é que tem que ser como administrador, exigência apenas desse CTP) e crie um novo projeto (Visual C# -> Cloud Service -> Web Cloud Service). Você irá notar que o Visual Studio 2008 cria uma solução com dois projetos, sendo um o projeto ASP.NET normal, apenas com uma mais uma referência ao assembly Microsoft.ServiceHosting.ServiceRuntime que faz parte do Windows Azure, chamado "NomeProjeto_WebRole". O outro projeto, é um que assume o papel de configurador da aplicação na nuvem, possuindo dois arquivos de configuraçao: "ServiceCOnfiguration.cscf" e o "ServiceDefinition.csdef".

Você irá notar que o projeto inicial é o projeto de configuração, essa forma esta correta, pois quem vai rodar nossa aplicação será o Development Fabric. Coloque na página default.aspx qualquer coisa que você queria (TextBox, label...). Você poderá rodar a aplicação normalmente e verá que o Development Fabric será inicializado.

Segunda Etapa: Instalando na nuvem

Clique com o botão direito sobre o projeto de configuração e selecione a opção "Publish...". A aplibação irá abrir tanto a pasta da publicação, quanto o browser para o portal do Azure. Após sua autenticação no portal, você deverá selecionar a opção "New Project". Irá aparecer 4 tipos de projetos, você deverá selecionar a opção "Hosted Services", visto que iremos hospedar um site, siga os próximos passos que serão bem intuitivos, após a finalização dessas etapas, sua aplicação estará criada na nuvem, porém não terá nenhum código.

Irá aparecer uma tela com dois cubos, cada um representando um estágio da aplicação: "Staging" representando a aplicação em homologação e "Production" representando a aplicação já em produção.


Primeiro devemos colocar a aplicação em staging e depois migrar para produção. Clique no botão Deploy de Staging e selecione os arquivos de package e configuração. O arquivo de package é um serviço com a extensão ".cspkg", esse arquivo contém todo o resultado da compilação e nada mais é do que um arquivo zip com outra extensão. Coloque ainda a informação de uma etiqueta (label) para esta publicação. Clique no botão Deploy para iniciar a publicação em ambiente de homologação, essa instalação irá demorar cerca de 2 minutos.

Ao final da intalaão a aplicação está disponível mas ainda não iniciada. Inicie-a clicando no botão Run. Após iniciada, a aplicação pode ser testada através de sua url de homologação. Para colocar a aplicação em produção, clique no botão promote (azul com duas flechas).

É interessante salientar que caso você queira fazer uma nova versão da aplicação, você pode colocá-la em Staging, que ficará uma aplicação em produção e outra em homologação, clicando novamente em promete na homologação e a aplicação de produção será sobrescrita.

Conclusão

Podemos notar que o processo de criação de uma aplicação na nuvem está bem simples e segundo pesquisas é uma grande tendência do mercado. Aconselho a todos que quiserem estar na frente, pesquisar mais sobre esse assunto que com certeza será um grande diferencial em sua carreira profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui.