sexta-feira, 15 de maio de 2009

O Flash Player em Ação!

O que seria do flash se não o seu player?
O que seria da WEB Interativa sem um player como esse?
Perguntas fáceis de serem respondidas... NADA!








A gigantesca audiência de trabalhos em Flash para a internet, de um pequeno banner a um site ou complexa interface de software, faz com que o Flash Player seja o ponto chave do sucesso do Flash. Conforme a Adobe, 98% dos desktops conectados à Internet possuem o Flash Player instalado.

A compatibilidade do player, em sua última versão, não se amarra somente ao Flash mas também a softwares como o After Effects, Flex, Encore... enfim softwares da Suíte Adobe que, agora com mais interatividade, utilizam do player.

De todos os updates já efetuados nenhum foi tão inovador quanto ao Flash Player 10. Pelo visto a Adobe faz questão de se firmar como a mãe (adotiva) da revolução da interatividade na internet.

Veja no link abaixo algumas demonstrações do que o novo player pode fazer:
Tenha paciência no carregamento... vale a pena!

http://www.adobe.com/products/flashplayer/action/


Como principais upgrades que possibilitam tudo isso, posso citar:

Suporte 3D Nativo
A compatibilidade de outros softwares 3D é uma revolução. Nada de "fakes", sequências de imagens ou complexos códigos em Action Script, é fato! O Flash player suporta 3D.


Revolução em Filtros e Efeitos
Além do Flash, o After Effects possui uma gama de efeitos que agora são compatíveis ao player através do Pixel Bender, nova tecnologia da Adobe.


Processamento Melhorado
Em versões anteriores todo o processamento de animações eram efetuados pelo processador da máquina. Com o novo player a Adobe promete compartilhar essa responsabilidade contando com o hardware total da máquina, principalmente de placas aceleradoras de vídeo.


Novo sistema de cálculos vetoriais
Baseado em vetores o novo player faz cálculos mais eficientes que resultam em menos processamento e menos erros, tendo com isso uma melhor performance no aplicativo.
Conforme Lee Thomason, arquiteto do Flash Player, os vetores tem um desempenho muito melhor do que as matrizes, cerca de 400% mais rápidos.


Suporte de Texto Avançado
Em minha opinião, o maior acerto da Adobe até o momento! O flash player não possuía um anti-aliasing eficaz a tampouco tratava textos variáveis com a fidelidade necessária. A qualidade de impressão na WEB agora está garantida!


SWF Indexado
Finalmente, através de uma parceria Google e Yahoo, a Adobe promete aprimorar a indexação do mecanismo de pesquisa de conteúdo dinâmico através do Flash Player.


Geração Dinâmica de Áudio
O Flash Player agora conta com suporte a APIs de áudio possibilitando a criação de áudio dinâmico, além de buffer de audio aprimorado. Este recurso também utiliza o Adobe Pixel Bender.


API de desenho aprimorada como eixo Z
O Flash finalmente ganhou o eixo Z! Melhorias na API de desenho acrescentam a dimensão z, perspectiva real, malhas com textura em espaço 3D, um modelo gráfico retido, processamento de leitura/gravação e desenho triangular com coordenadas UV, acrescentando memória e melhorando o desempenho.


Fluxo Streaming Melhorado
O que já era bom ficou ainda melhor! O streaming do Flash ganhou performance ao se ajustarem automaticamente às condições de rede.


Novo Codec de Áudio
Também compatível com ADPCM, HE-AAC, MP3 e áudio Nellymoser, o Flash Player conta com suporte Speex, que oferece uma alternativa de baixa latência para codificação de voz. Imprescindível upgrade para sistemas baseados em voz como teleaulas e video conferências.


Aprimoramento de upload de arquivos e download de APIs
Agora é possível permitir que usuários enviem e salvem arquivos a partir do aplicativo da Web baseados no Flash Player, conforme a Adobe o novo acesso ao tempo de execução de referência de arquivos permite o processamento local de dados sem edição do servidor.



Me surpreende o fato de o Flash Player ainda não tenha mudado de nome... não menospresando o Flash, digo isto devido a sua alta compatibilidade com outros softwares. Em visão comercial o nome Flash Player talvês esteja "limitando" a difusão das inovações propostas dentre os desenvolvedores.

Falando em desenvolvedores, quem procura se aprofundar mais nas possibilidades que o player ofecere, comece por aqui: Flash Player Documentation

Acredito que a Microsoft tenha que correr muito com o seu Silverlight, será que tem fôlego?

Detalhe...
Silverlight Player, plugin com 4mb
Flash Player, plugin com 1,5mb

Um comentário:

  1. O tempo da Micro$oft já passou.
    O Silveright existe apenas para mostrar que, infelizmente, o mercado que compete ao Flash já foi monopolizado. Por um lado, o mérito do Flash é inegável. Ele é uma potência em tecnologia de software.

    A Micro$oft já não tem mais tanta força para criar algo que concorra com o Flash. O mercado muda todos os anos, mas a Micro$oft parece que não. A poderosa Google cresce cada vez mais e o Linux já provou que além de ser indestrutível vem comendo pelas beiradas.

    O Flash merece os parabéns pelo constante aperfeiçoamento em busca de desempenho e avanço. Acho que o grande pecado da Adobe é não criar uma versão para Linux.

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.