sábado, 9 de maio de 2009

Durian, o terceiro Open Movie da Blender Fundation



Podem pular de alegria! A Blender Fundation anunciou no dia 8 deste mês o seu terceiro Projeto Open Movie. Como é de costume, a Fundação Blender coloca nomes de frutas em seus projeto. Pois é, depois do Orange, Peach e Apricot, mais uma fruta vai fazer parte dessa salada. O projeto tem o nome de uma fruta asiática que cheira mal, mas é deliciosa, chamada Durian.

A Fundação Blender tinha planos para iniciar o projeto mais cedo, no entanto foi preciso um esforço extra para o desenvolvimento do Blender 2.50. Agora já está decidido que a produção do filme terá início em setembro e pretende entregar o filme em Março ou Abril de 2010.

A fundação espera ter orçamento suficiente para manter de quatro a seis artistas e dois ou três desenvolvedores, trabalhando por um período de 6 a 8 meses.

Três importantes nomes que ajudarão no desenvolvimento do projeto já foram divulgados:
  • Martin Lodewijk - Um famoso criador de quadrinho holandês, para a criação do script do filme.
  • Colin Levy – Será o diretor.
  • David Revoy - Artista Blender e ilustrador, fará o concept art.

O filme visa principalmente o público "adolescente" (somos todos um pouco adolescentes! hehehe), com uma temática de fantasia épica com muita ação, monstros e uma atraente heroína.
A concepção do projeto prevê que será feito um filme de animação com duração de 5 a 8 minutos.

O grande interesse da Blender Foundation é concentrar esforços em prol do desenvolvimento de novas ferramentas e melhorias para o Blender. A meta para essa nova rodada de desenvolvimento é tornar o Blender uma ferramenta capaz de ser usada em grandes estúdios.

Abaixo estão algumas metas impostas para o desenvolvimento técnico do Blender.
  • Modelagem em múltiplas resoluções e renderização de micropolygons.
  • Criação de ferramentas para efeitos atmosféricos como fumaça, fogo e explosões.
  • Composição em blocos.
  • Animações de multidões (sistema de animação de duplicatas).
  • Melhorar sistema de bibliotecas, para gestão projetos complexos.
  • Produção de animações no formato de cinema digital 4k.
  • Tornar a série Blender 2.50 uma ferramenta de produção completa.

Visitem o site do projeto Durian e não deixem de dar uma olhada no Mood Board, onde você encontrará vídeos e imagens conceituais que servirão de inspiração para o Durian.

A empolgação é tão grande que até perdoamos o fato de que o Blender 2.50 só será lançado após a entrega desse filme. Mas vale muito apena esperar.
Enquanto isso vamos participar e acompanhar de perto o desenvolvimento dessa ferramenta que é o futuro da animação gráfica.

Por Ricardo Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui.