segunda-feira, 4 de maio de 2009

Windows Azure - Parte 1

Nesse post pretendo tocar num assunto que vem sendo cada vez mais discutido no mundo da TI. Porém, devido ao vasto conteúdo e ser um assunto ainda não muito difundido entre as pessoas, irei estar dividindo esse assunto em duas postagens. Primeiramente irei estar falando melhor sobre os conceitos básicos da tecnologia do Windows Azure.

Cloud computing

Cloud computing é a expressão do momento em tecnologia. Nomes de peso como Amazon, AT&T, Dell, HP, IBM, Intel, Microsoft e Yahoo já anunciaram planos e investimentos na área e o Gartner acaba de liberar um relatório que aponta o cloud computing como uma das três mais importantes tendências emergentes nos próximo três a cinco anos.

Mas se há um consenso de que esta é a hora do cloud computing, não é possível dizer que haja uma idéia definida comum do que realmente é a chamada computação em nuvem. As opiniões são variadas e um bom exemplo de que o conceito ainda está nublado é o vídeo abaixo que mostra personalidades notórias como o visionário da web 2.0, Tim O'Reilly, o editor-chefe da CNet, Dan Farber, e o co-fundador do Wordpress, Matt Mullenweg, dando visões bastante distintas sobre o tema.



Juntando tudo, cloud computing pode ser definido como um modelo no qual a computação (processamento, armazenamento e softwares) está em algum lugar da rede e é acessada remotamente, via internet.

Pode parecer abstrato, mas alguns serviços que usamos no dia-a-dia ajudam a exemplificar o que significa este modelo. O e-mail é um deles. No modelo tradicional de computação, suas mensagens ficam salvas no software de e-mail, dentro do seu computador.

Em contrapartida, com os e-mails baseados em web (Hotmail, Gmail, Yahoo Mail...), você pode acessar sua conta com todas as suas mensagens - armazenada em um servidor alheio, a qualquer hora, de qualquer lugar, por meio da internet.

E não são apenas os softwares que podem ser acessados remotamente pela nuvem. Os recursos de hardware - como processamento e armazenamento também (hoje já é comum guardarmos arquivos, e-mails, fotos, vídeos em servidores de terceiros e acessá-los remotamente pela web).

Uma arquitetura em cloud é muito mais que apenas um conjunto (embora massivo) de computadores. Ele deve dispor de uma infra-estrutura de gerenciamento que inclua funções como provisionamento de recursos computacionais, balanceamento dinâmico do workload e monitoração do desempenho. Recentemente a IBM iniciou uma parceria com o Google para desenvolver em conjunto as aplicações em nuvem junto a alunos de algumas universidades americanas. Hoje, algumas empresas do mundo internet como o Google e a Amazon já oferecem seu imenso parque computacional para outras empresas. A IBM não está, com o Blue Cloud, entrando diretamente no negócio de oferecer nuvem de servidores para aluguel, mas sim em possibilitar que as empresas construam sua própria nuvem, seja para uso interno ou para ser comercializado externamente.

Bem pessoal, meu objetivo inicial nessa primeira postagem era lançar o tema inicial do cloud computing, no próximo post irei me focar no desenvolvimento com o Windows Azure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui.