segunda-feira, 11 de maio de 2009

Windows Azure - Parte 2

Recentemente, a Microsoft lançou o Windows Azure, que não é uma nova versão do Windows, nem uma substituta à versão 7, já anunciada pela empresa. Trata-se de uma nova plataforma que possibilitará aos desenvolvedores criarem sistemas totalmente virtualizados, sem a necessidade de grandes estruturas físicas para mantê-los.

Windows Azure é a camada básica para a Plataforma de Serviços Azure (Azure Services Platform). Essa Plataforma junta funcionalidades de desenvolvimento nas nuvens com armazenamento, serviços de infra-estrutura de redes e computação presentes na rede global de data centers da Microsoft.

Essa Plataforma possibilita a entrega de aplicativos nas nuvens ou no local em PCs, celulares e via Web. Ou seja, o cliente ou desenvolvedor pode criar programas que ficam na Internet, ficam no PC/Servidor local, ou até uma combinação dos dois. A Plataforma Azure trabalha com .Net e Visual Studio. Ao mesmo tempo, a Plataforma interopera com tecnologias e ferramentas de terceiros, sejam elas de código aberto ou comercial, através de protocolos como HTTP, REST, WS*, e Atom Pub.

Para nós, usuários finais, o Azure e a computação em nuvem representam uma revolução extremamente significativa, pois ao invés de nos preocuparmos tanto com a estabilidade do Windows devido à grande quantidade de programas instalados, poderemos nos dedicar mais a atividades realmente importantes. Ou seja, assim como no meio corporativo, teremos que nos preocupar menos com manutenção, o que deixará mais tempo livre para atividades mais importantes, ou até mais divertidas.

Os principais componentes da Plataforma de Serviços Azure são:

  • Windows Azure – hospedagem e gestão de aplicativos, armazenamento escalável, computação e rede nas nuvens;
  • Microsoft SQL Services – permite uma gama grande de serviços de banco de dados e relatórios;
  • Microsoft .NET Services – implementação de conceitos conhecidos do .NET Framework voltada à serviços; Workflow Foundation ganha, com o Azure, servidores todos dedicados a administração dele. Temos ainda o WCF e o ASP.NET. Uma simples aplicação ASP.NET pode ser hospedada no Azure através dos templates adequados para isso. O ASP.NET ganha, por exemplo, TableStoreMembershipProvider, TableStoreRolemanager, entre muitos providers novos justamente para que o ASP.NET fale com o SQL Server Data Services de forma transparente;
  • Live Services – permite uma forma consistente para usuários armazenar, compartilhar e sincronizar documentos, fotos, arquivos e informações através de PCs, celulares, aplicativos e Web sites; Entre outras coisas, o Live Services garantirá a autenticação no ambiente do Azure. Mas as novidades são muitas. Live Services atuando como OpenID e Federation Services entre um Windows Server 2008 interno e o Live Services da Microsoft são apenas algumas das novidades;
  • Microsoft Sharepoint e Dynamics CRM Services – voltado a cenários empresariais permitindo armazenamento de conteúdo, colaboração e rápido desenvolvimento de soluções nas nuvens.

Azure e a computação em nuvem acabarão com boa parte do seu trabalho braçal e precisarão de muito menos dinheiro para a concretização do seu projeto.


Bem pessoal, agora vocês conhecem o que é o Windows Azure e sobre seu funcionamento. Assim que possíbel tentarei postar sobre sua utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui.