1) Configurando o firewall
O Linux sempre é a melhor opção para quem busca segurança. Mas configurar corretamente o firewall é essencial para garantir essa segurança.
O firewall do Ubuntu já vem instalado, mas uma interface gráfica amigável, não. Portanto, o GUFW resolve o nosso problema.
Abra o terminal e digite:
sudo apt-get install gufw
Após a instalação digite:
gufw
ou vá em “Sistema -> Administração -> Configuração de Firewall”
Agora configure igual a imagem abaixo.
2) Habilitando os repositórios
Universo, multiverse, backport e repositórios Canonical's 'partner', são repositórios que abrem novas opções e permite que você instale aplicativos de terceiros sem dificuldades com o "Adicionar ou Remover".
Para habilitá-los vá em “Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic” e clique em “Configuração -> Repositórios -> Aba Programas Ubuntu”. Feche a janela e clique em “Recarregar”.
3) Instalando o Wine
Se você ainda está preso a algum software que só funciona no Windows, o Wine resolverá seu problema.
Abra o terminal e digite:
sudo apt-get install wine
Aguarde o download (17,8Mb) e a instalação.
Antes de instalar qualquer aplicativo do Windows é aconselhável configurar previamente (Aplicativos -> Wine -> Configuração Wine).
4) Ubuntu-Restricted-extras
Quando você acaba de instalar o Ubuntu, infelizmente, não é possível ouvir áudios MP3, visualizar vídeos no youtube, rodar aplicações Java entre outras coisas restritas ao mundo proprietário do windows. Mas a solução é simples.
Abra o terminal e digite:
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras
Dependendo da sua conexão com a internet, o processo de instalação pode demorar um pouco, pois será preciso baixar todos os pacotes (algo em torno de 47Mb).
Vale apena! =)
5) Ubuntu Tweak
O Ubuntu Tweak é uma interface que facilita configurações do seu desktop como comportamento das janelas, preferências do administrador, funções de sistema, dentre muitas outras.
Download do Ubuntu Tweak
Depois de baixar é só dar dois cliques no arquivo .deb
Após a instalação, basta ir em “Sistemas -> Ubuntu Tweak” e fazer as configurações que você achar conveniente, caso contrário deixe como está.
Fonte Help for Linux
sábado, 16 de maio de 2009
5 dicas para deixar o Ubuntu ainda melhor.
Marcadores:
Mundo Open
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Como dito por você em um outro post do MTBOX.... pena não não haver um FLASH (meu principal software de trabalho) para plataforma Linux.... com certeza eu já teria migrado!
ResponderExcluirO Linux, independente da distribuição, se mostra mais eficaz no gerenciamento de software e hardware, se comparado ao Windows. Isso aumenta e MUITO a performance.
Vale uma dica:
Se você que ainda não se "viciou" em um software proprietário (digo isso poque é como uma droga mesmo), opte pelo Linux. Tem que estudar e se esforçar para "fugir da boiada" mas tenha a certeza que não haverá arrependimento futuro!