sábado, 16 de maio de 2009

5 dicas para deixar o Ubuntu ainda melhor.

1) Configurando o firewall

O Linux sempre é a melhor opção para quem busca segurança. Mas configurar corretamente o firewall é essencial para garantir essa segurança.

O firewall do Ubuntu já vem instalado, mas uma interface gráfica amigável, não. Portanto, o GUFW resolve o nosso problema.

Abra o terminal e digite:
sudo apt-get install gufw

Após a instalação digite:
gufw
ou vá em “Sistema -> Administração -> Configuração de Firewall

Agora configure igual a imagem abaixo.



2) Habilitando os repositórios

Universo, multiverse, backport e repositórios Canonical's 'partner', são repositórios que abrem novas opções e permite que você instale aplicativos de terceiros sem dificuldades com o "Adicionar ou Remover".
Para habilitá-los vá em “Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic” e clique em “Configuração -> Repositórios -> Aba Programas Ubuntu”. Feche a janela e clique em “Recarregar”.



3) Instalando o Wine

Se você ainda está preso a algum software que só funciona no Windows, o Wine resolverá seu problema.
Abra o terminal e digite:
sudo apt-get install wine
Aguarde o download (17,8Mb) e a instalação.

Antes de instalar qualquer aplicativo do Windows é aconselhável configurar previamente (Aplicativos -> Wine -> Configuração Wine).


4) Ubuntu-Restricted-extras

Quando você acaba de instalar o Ubuntu, infelizmente, não é possível ouvir áudios MP3, visualizar vídeos no youtube, rodar aplicações Java entre outras coisas restritas ao mundo proprietário do windows. Mas a solução é simples.

Abra o terminal e digite:
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras
Dependendo da sua conexão com a internet, o processo de instalação pode demorar um pouco, pois será preciso baixar todos os pacotes (algo em torno de 47Mb).
Vale apena! =)



5) Ubuntu Tweak

O Ubuntu Tweak é uma interface que facilita configurações do seu desktop como comportamento das janelas, preferências do administrador, funções de sistema, dentre muitas outras.

Download do Ubuntu Tweak
Depois de baixar é só dar dois cliques no arquivo .deb

Após a instalação, basta ir em “Sistemas -> Ubuntu Tweak” e fazer as configurações que você achar conveniente, caso contrário deixe como está.


Fonte Help for Linux

Um comentário:

  1. Como dito por você em um outro post do MTBOX.... pena não não haver um FLASH (meu principal software de trabalho) para plataforma Linux.... com certeza eu já teria migrado!

    O Linux, independente da distribuição, se mostra mais eficaz no gerenciamento de software e hardware, se comparado ao Windows. Isso aumenta e MUITO a performance.

    Vale uma dica:
    Se você que ainda não se "viciou" em um software proprietário (digo isso poque é como uma droga mesmo), opte pelo Linux. Tem que estudar e se esforçar para "fugir da boiada" mas tenha a certeza que não haverá arrependimento futuro!

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.