segunda-feira, 18 de maio de 2009

Você sabe o que são Mídias Sociais?



Todos nós ultimamente participamos, compartilhamos, interagimos com algum tipo de mídia social, mas com essa definição formal do nome soa um pouco estranho compreender o que é. Vamos então facilitar um pouco e falar numa linguagem mais conhecida, embora não precise de muito raciocínio para entender literalmente o que é uma mídia social.
Primeiro alguns exemplos para esclarecer as ideias: redes sociais como Orkut, MySpace, Facebook, Second Life, blogs, fóruns, e- groups, mensagens instantâneas, Twitter,...
Agora a teoria para definir: espaços de interação entre usuários onde as pessoas podem dialogar, compartilhar e trocar informações, colaborando com a construção do conteúdo informativo nos formatos mais variados possíveis.
Esses conteúdos abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios.
A cada momento novas ferramentas de mídia social vêm surgindo e se estabelecendo, naturalmente evoluindo. Como exemplo de sucesso de mídia social temos os blogs, até hoje em constante evolução. No início eram considerados apenas diários virtuais de jovens adolescentes e com o passar do tempo se tornaram instrumentos de geração de negócios e até mesmo principal fonte de informações para jornalistas e pesquisas de marketing.
A liberdade de comunicação interativa, combinada à facilidade de uso das ferramentas para construção dessas redes, forma a base da receita para que as plataformas de mídias sociais possam ser classificadas como uma das mais influentes formas de mídia até hoje criada. Na versão interativa da web, é possível fazer muito utilizando pouco e isso é o que torna o meio online interessante, rico (de R$ e conteúdo) e cada dia mais poderoso na área da comunicação.
Aqui fica minha pergunta aos publicitários: você já despertou para as vantagens oferecidas pelos investimentos nas mídias sociais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui.