domingo, 10 de maio de 2009

Ação de Guerra



Muitos já devem ter ouvido falar em Marketing de Guerrilha ao menos uma vez, ou até já viram alguma ação deste tipo de mkt sem mesmo saber do que se tratava.
É um dos vários dentre tantos tipos de mkts existentes, ultimamente vem sendo bastante explorado por agências de comunicação, promoção, departamentos de mkt empresariais, etc.
Sabemos que o mercado anda saturado das formas convencionais e tradicionais de se fazer propaganda, os targets não aceitam mais tanta informação alienante, cansaram das abordagens invasivas e inconvenientes, tornaram-se impermeáveis e não compactuam mais com modelos arcaicos de comunicação.
É principalmente por este, entre outros motivos, que grandes empresas e anunciantes introduziram no seu Mix de Mkt o Marketing de Guerrilha.
Este modelo surgiu na década de 80, devido à grande necessidade de comunicar dos pequenos empresários que não tinham condições de arcar com mega produções de campanhas, gastos exorbitantes, nem contratos com celebridades do momento, ações comuns das grandes marcas na época. Sufocados, esses pequenos empresários entravam em combate numa “guerrilha” em busca de um lugar ao sol no mercado.
Segundo Jay Conrad Levinson (1982) utiliza-se o Mkt de Guerrilha de maneiras não convencionais para executar suas atividades de mkt e com orçamentos “apertados”.
Os pequenos negócios são obrigados a se virarem nos trinta, buscando estratégias e táticas diferentes de mkt, no intuito de competir com grandes concorrentes e sobreviver na competição.
Os guerrilheiros investem mais em energia, tempo e criatividade do que basicamente em dinheiro, tendo isso como sua filosofia.
A criatividade proporcionada por este tipo de mkt é a oportunidade que as empresas precisavam para se destacar, fugindo do trivial feijão com arroz e investindo em ações que proporcionam ao público uma experiência única com a marca através da interatividade, construindo na mente do consumidor uma imagem de marca forte, impactante e vencedora.

Exemplos de cases de guerrilha:
cases

Vídeos de uma ação de guerrilha da PUMA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui.