Deu duro, tome um Dreher
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O Desafio é a nossa energia
Tomou Doril a dor sumiu
Energia que dá gosto
...
Bebendo na fonte literária da escritora Clarisse Lispector, que disse certa vez: “em cada frase um clímax”, nós publicitários interpretamos esse pensamento como um possível sinônimo de slogan.
Não há aquele que não se lembre de pelo menos uma dessas frases acima citadas ou de tantas outras que em algum momento tenha marcado a sua memória. Slogans são muito mais que uma simples frase de feito, são carros chefes com a missão de identificar e transmitir o conceito de uma marca, indo além da sua imagem gráfica.
A origem da palavra é inglesa, vem do gaélico escocês “sluagh-ghairm”, que significa “grito de guerra”. Agora parte da língua portuguesa, seu significado passou a ser convencer, persuadir, seduzir, de certa forma ainda não deixa de ser um grito de guerra criado pelos publicitários, para fazer uma marca bramir no mercado.
Muito mais interessante que saber a origem da palavra, é saber que por trás da construção de um slogan há um esforço incontestável e desafiador para as mentes criativas, até que cheguem num resultado, uma frase ou palavra que dê personalidade a marca.
Alguns podem até discordar da dificuldade, apresentando receitas prontas para criação de slogans:
* frase direta, curta e grossa;
*de fácil memorização;
*deve lembrar o nome da marca,
* etc.
Difícil ou não, fruto de uma boa sacada ou de uma cabeça quebrada, o slogan é o próprio clímax. Para o professor da USP de Redação Publicitária, João Anzanello Carrascoza, o slogan “deve resumir a essência de uma marca, um produto ou uma campanha”.
Não importa como será o processo, o fundamental é a compreensão dos criativos para tornar o slogan à alma do produto, dando a ele um valor único, através da arte de traduzir com criatividade em apenas uma frase toda uma campanha.
Não há aquele que não se lembre de pelo menos uma dessas frases acima citadas ou de tantas outras que em algum momento tenha marcado a sua memória. Slogans são muito mais que uma simples frase de feito, são carros chefes com a missão de identificar e transmitir o conceito de uma marca, indo além da sua imagem gráfica.
A origem da palavra é inglesa, vem do gaélico escocês “sluagh-ghairm”, que significa “grito de guerra”. Agora parte da língua portuguesa, seu significado passou a ser convencer, persuadir, seduzir, de certa forma ainda não deixa de ser um grito de guerra criado pelos publicitários, para fazer uma marca bramir no mercado.
Muito mais interessante que saber a origem da palavra, é saber que por trás da construção de um slogan há um esforço incontestável e desafiador para as mentes criativas, até que cheguem num resultado, uma frase ou palavra que dê personalidade a marca.
Alguns podem até discordar da dificuldade, apresentando receitas prontas para criação de slogans:
* frase direta, curta e grossa;
*de fácil memorização;
*deve lembrar o nome da marca,
* etc.
Difícil ou não, fruto de uma boa sacada ou de uma cabeça quebrada, o slogan é o próprio clímax. Para o professor da USP de Redação Publicitária, João Anzanello Carrascoza, o slogan “deve resumir a essência de uma marca, um produto ou uma campanha”.
Não importa como será o processo, o fundamental é a compreensão dos criativos para tornar o slogan à alma do produto, dando a ele um valor único, através da arte de traduzir com criatividade em apenas uma frase toda uma campanha.
Agora um exercício para despertar a sua memória e relembrar slogans de sucesso. Eu acertei 25, e você? Faça o teste:
istoedinheiro/quiz/publicidade/slogan
Vídeo humorístico com jargões publicitários:
Vídeo com diálogo formado por slogans:
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