segunda-feira, 25 de maio de 2009

É o fim das mídias impressas?



Há algum tempo estamos vendo, ouvindo e lendo sobre um assunto que anda em alta na pauta de discussões, fóruns e debates que fomentam nossa curiosidade a respeito do futuro das mídias impressas.
O jornal, no entanto, é a principal mídia impressa vítima da tal polêmica. Com tanta variedade e um extenso leque de fontes informativas, tecnologias agregada a rapidez na disseminação de conteúdos e notícias e a tendência ao aumento da convergência digital, diante de tudo isso como fica o jornal impresso e qual será o seu papel no amanhã?
De fato o jornal impresso esta passando por um momento crítico, “disputando espaço” com as novas mídias informativas dos mais variados formatos, o que não significa que isso seja o anúncio da sua sentença de morte.
O fato de o impresso trazer notícias previsíveis, que já tenham sido veiculadas em outros canais comunicativos anteriormente, não o limita a repetir o conteúdo divulgado, e sim o torna mais interessante, pois em suas páginas os leitores encontrarão uma abordagem analítica mais aprofundada, extensa, detalhada sobre o assunto. Enquanto as outras mídias como o rádio, a televisão e a internet suprem nossas necessidades mais imediatistas, na maioria das vezes com informações superficiais, breves, resumidas; os jornais impressos são capazes de nos proporcionar uma abordagem intrínseca do fato ocorrido.
Pessoalmente acredito que discutir sobre o fim dos jornais impressos é o mesmo que tentar adivinhar o sexo dos anjos. Sempre que surge uma nova mídia, esbarramos em opiniões apocalípticas sobre o fim das antigas. Foi assim com o rádio quando surgiu a TV, o mesmo com a TV quando surgiu a internet, e até hoje elas ainda existem e fazem parte do nosso “mix de mídias”, cada uma atendendo a necessidades de públicos distintos.
O fato de existir pessoas que ainda preferem o jornal impresso, revistas e livros como fonte de informação para construção de seus conhecimentos, à mídias e meios eletrônicos de comunicação, não significa que se trata de um bando de saudosistas ou tradicionais resistentes as novidades tecnológicas ou as mudanças nos formatos de comunicação.
Enquanto houver públicos (leitores) que leem e buscam conteúdos oferecidos pelos impressos, esses veículos não deixarão tão cedo de existir. Agora segmentação, adaptações as novidades e a realidade do mercado, são muito bem vindas e já vem sendo praticadas por grandes e importantes grupos editorias de todo o mundo.


Para os interessados, acompanhem a seguir um debate realizado na MTV, em 19/05/09, sobre esse assunto com Lobão e jornalistas convidados:

mtv-debate-mídia-impressa-vai-acabar


Um comentário:

  1. Vejam a matéria que saiu essa semana na M&M sobre o crescimento das vendas do jornal impresso na América Latina e a opinião do presidente da Associação Mundial de Jornais (WAN) a respeito da polêmica sobre a morte dos impressos:

    http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?Venda_de_jornais_diarios_cresce_1_8__na_AL

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