domingo, 17 de maio de 2009

Microsoft tenta fragmentar o ODF

A Micro$oft não cansa de fazer bobagens. Chega a ser ridículo e infantil seu desejo de derrubar todos pela frente e estabelecer seu monopólio.

A nova da Microsoft é que quando pensávamos que ela iria nativamente suportar arquivos ODF (OpenOffice), ela se mostra mais uma vez desrespeitosa com os usuários.

A Microsoft implementou o suporte de arquivos ODF permitindo que os documentos pudessem ser abertos, mas quando salvos no Office eles só poderiam ser abertos novamente pelo Office e não mais por outro software.

Abaixo vou transcrever algumas partes que achei interessante de um texto publicado por Jomar Silva em sua coluna no site Dicas-L. Aconselho a leitura do texto na integra.

“...quando se abre uma planilha ODF (extensão .ods) existente no Office 2007, ele simplesmente elimina todas as fórmulas existentes sem avisar nada ao usuário, deixando nas células apenas os valores do resultado do cálculo das fórmulas (valores estes já previamente armazenados no documento). “

“Quando se utiliza o Office 2007 para gerar uma nova planilha, as fórmulas serão armazenadas de tal forma que só o Office 2007 (ou o CleverAge, um plug-in de suporte ao ODF para o Office desenvolvido em Open Source com patrocínio da Microsoft) será capaz de ler o documento, acabando com a possibilidade de que qualquer outra aplicação existente seja capaz de ler o documento. “

“…Querida Microsoft, você poderia por favor fazer alguma coisa sobre isso ? É somente código, o que significa que pode ser corrigido. Como seu código é proprietário, nós não podemos corrigi-lo. Só você pode. Como as canções antigas falam, você poderia por favor acelerar isso ? Outros como o Google Docs parecem ser capazes de trabalhar com planilhas em ODF. Por que vocês não são ? Não tenho dúvidas de que haverão melhorias, mas quando ?…”

“…Me ensinaram a nunca presumir malícia onde a incompetência pode ser a explicação mais simples. Mas o grau de incompetência necessária para explicar o suporte pobre ao ODF no Service Pack 2 atormenta a mente e me leva a ter pensamentos cruéis…”

Por Ricardo Maciel

Um comentário:

  1. Esse último parágrafo é hilário! “…Me ensinaram a nunca presumir malícia onde a incompetência pode ser a explicação mais simples." Isso se encaixa à tanta coisa na vida.

    Agora... alguem aí acredita na "incompetência"?

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.