segunda-feira, 8 de junho de 2009

Estereótipo de publicitário ou Profissional da Publicidade?



Estudantes: Que imagem você constrói de você?
Agências: Qual a imagem da sua agência perante os Profissionais do mercado?
Você é mais um tipinho estereotipado de publicitário, ou não precisa provar nada faz e mostra o seu trabalho?
Por incrível que pareça ainda me deparo com estudantes que alimentam a sua imaginação, fantasiando um mundo cheio de glamour e luxo dentro da publicidade, sonhando com festas, reconhecimento e premiações, a espera da mesma sorte que atingiu Washington Olivetto na conquista do primeiro estágio (não pense que o seu pneu vai furar duas vezes na frente da mesma agência).
Não sei o porquê, mais ainda me surpreendo ao ouvir de alguns universitários, futuros profissionais da publicidade, o motivo pelo qual optaram por este curso. Alguns simplesmente porque acharam o nome bonito (acreditem é verdade) ou porque é o curso do momento, o que esta na moda, com uma quantidade imensa de faculdades a preço de banana se esbarrando em cada esquina.
Já esta mais do que na hora de acordar e voltar para a realidade, pôr os pés no chão. A cada semestre milhares de novos publicitários se formam e batem nas portas das agências, sem a menor noção do que esta por trás deste mundo de fantasias de criar propagandas, sem noção do volume de trabalhos, da correria do dia a dia, dos clientes complicados, dos prazos curtos, entre tantas outras dificuldades enfrentadas diariamente por estes Profissionais.
São esses “sem noção” que me tiram do sério, ao lembrar-me que disputam pela mesma molécula de espaço que eu. São eles que entram dispostos a tudo, levando o mercado a prostituição. Oferecendo mão de obra barata e muitas vezes desqualificada.
Porém, sustentam a pose e copiam o perfil “estiloso” dos publicitários. Esses tipos não passam de meros estereótipos despreparados e sem chance.
Estudantes: Que tipo de profissional você quer se tornar?
Agências: Que tipo de profissional você quer para compor seu quadro de funcionários?

A minha parte estou fazendo, ganhando tempo e conteúdo e alertando os pretensos publicitários para aproveitarem melhor o seu tempo disponível em busca de qualificação.
Eu sei o que quero ser quando crescer e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui.