quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Interfaces em Flash - Usabilidade do Flash + OpenLaszlo


Qual o segredo de uma aplicação, seja local ou de internet, que seja 100% aprovada por quem mais interessa... o usuário?

Essa é uma pergunta que permeia a cabeça de praticamente todos os desenvolvedores.


Uma aplicação não só vive de segurança na tramitação de dados, velocidade de processamento, precisão de relatórios, etc... Sem USABILIDADE, todo o resto, por mais bem trabalhado que seja, passa a ser desprezado pelo usuário final.
A Usabilidade anda lado à lado com a Acessibilidade, onde padrões internacionais de ISO determinam regras, dos vários métodos de usabilidade existentes, facilitando cada vez mais a utilização de softwares.

No entanto, em minha opinião um fator importante é quase sempre esquecido... a Inovação! Quando você inova em uma interface, respeitando ao máximo os padrões de usabilidade, o usuário naturalmente sente-se atraído, provocado a "descobrir" o que há por detrás daquela novidade. Ativando a "curiosidade natural humana", como segundo passo o usuário começa a analisar a interface para somente então decidir que caminho tomar. O processo de convencimento e adaptação do usuário torna-se mais fácil se entendido os passos do gráfico a seguir:


Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Usability#Introduction

Face à esta afirmação, conheçam a OpenLaszlo, uma forma de desenvolvimento de interfaces interativas, baseada em Flash RIA (rich Internet Applications) que me surpreendeu em vários aspectos.

Todo a plataforma de desenvolvimento, tutoriais e documentação podem ser baixados sem complicação! Sugiro, antes de começar a esboçar sua interface, abrir o Manual On-line, que no estilo Adobe, define passo-a-passo os parâmetros do OpenLazlo.

O que mais impressiona são os componentes e sua facilidade de uso, programa-se em tags como em um html, veja aqui um exemplo, com acesso ao código de fonte.

Muitas aplicações impressionam, mas não deixe de conhecer o G.ho.st, um sistema operacional simplificado que é executado em seu próprio browser.

Laszlo é Flash, é Bom e é Open, vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui.