segunda-feira, 13 de julho de 2009
“Guaraná Antarctica, ninguém copia?”
“Nada se cria, tudo se copia”.
Aqui estou eu, mais uma vez citando uma das máximas do velho Chacrinha. Tudo bem que a frase foi criada para revelar uma situação vivida no meio televisivo, mas publicitários também compartilham do que diz esta afirmativa.
Hoje, ser original no processo criativo é algo difícil, porém, não impossível. São poucas as campanhas divulgadas que vemos e podemos julgar verdadeiramente criativas, originais.
É muito mais corriqueiro nos deparamos com propagandas e ideias, que ao vermos temos um deja-vu. Ou então, falando de uma forma mais grosseira, encontramos também verdadeiras “chupadas”, cópias perfeitas, quase fiéis, de campanhas exibidas em algum momento da publicidade. Esse último método não me parece muito agradável, a impressão que dá é de uma incapacidade de criar, ou de pelo menos melhorar algo já existente.
Sou a favor de uma “copiada”, ou melhor, de uma mistura feita a partir de outra boa mistura, assim o negócio pode dar certo.
"Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as idéias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior" (Christopher E. Bogan).
Não se engana quem tem a impressão de que já viu algo parecido antes. Skol...
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Comunicação Diversa
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