quarta-feira, 25 de março de 2009

Pensando como o Designer pensa em Design

Finalmente chegou a minha vez...

Olá, eu sou Fabíola Medeiros, também faço parte desse time, ou melhor, dessa caixa de informações, dicas e curiosidades que a Mediateam resolveu abrir e trazer os bastidores do seu processo de produção.

É uma loucura essa empresa!!!

Bem... então vamos lá! Sou formada em Expressão Gráfica e pós-graduada em Design da Informação, ambos pela UFPE. Trabalho na área desde 2003 e estou aqui no MTbox, bastante ansiosa - vale ressaltar, para contribuir com a minha experiência no que se trata em PENSAR DESIGN.

Fabíola, o que você quer dizer com isso??? Viajou legal agora, né?! hehehe...

Concordando com a colocação acima - o PENSAR DESIGN é: informações e dicas que irão facilitar no seu processo de criação. Isso irá desde um primeiro contato com o cliente, o briefing, até o desenrolar da brincadeira, criando soluções que o mesmo procura - escolha de tipografias, formas, imagens, enfim... tudo que será preciso saber para dar início a um projeto que, além das exigências do cliente, existe um foco maior, o público.

Pra mim, DESIGN É UM ESTADO DE ESPÍRITO. Se você está bem, ótimo, você cria legal; agora... se não, lascou, aí o bicho pega... você até cria, afinal de contas é o seu trabalho, né?! Mas, não será tão criativo assim. Coisinha complicada é essa tal de CRIATIVIDADE. Estar inspirado para conseguir tal façanha não é fácil. Por passar por essas situações e até mesmo por outras mais desesperadoras, é que não pensei duas vezes em passar alguns truques e dicas que utilizo para dar uma ajudinha nessas horas. Ter uma boa referência sempre ajuda!!! Mas nada de ctrl+C e ctrl+V, viu?!

Ufa... Espero colaborar, não só com pessoas da área mas, os curiosos, sem noção, enxeridos, experts, enfim, todos que curtem criar e gostam do assunto, os que amam ser chamados de loucos, viajados... colaborar de alguma forma, com a necessidade de cada um e contribuir com o sucesso de todos!

Grande Abraço e... mãos à obra!

2 comentários:

  1. De nada adianta a técnica e lógica em um trabalho se o "Pensar Design" (emoção x razão)não for desenvolvido em cada um!

    Um amigo meu costuma dizer... "Você até aprende a ser programador, mas para ser designer tem que nascer novamente".

    Não é bem assim que a coisa funciona, há inúmeras técnicas e modos de ser aplicar o "design" de uma aplicação. Só inspiração não basta... tem que estudar muito!

    O PensarDesign é uma categoria essencial ao MTbox.

    Show o post Bila!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Fabíola,
    adorei seu post.
    da forma despojada, porém objetiva com que vc se propõe a tratar o assunto, ele fica muito mais interessante tanto para profissionais que já entendem do negócio, quanto para leigos, curiosos e enxeridos que desconhecem mas tem vontade de aprender e Pensar Design.
    Sucesso!!

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.