quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Conceição das Crioulas

No fim de semana passado tive uma experiência fantástica que não veio até mim, mas o contrário. Para um urbano como eu que acha que percorrer 22Km todos os dias para chegar na Mediateam é longe, percorri 500Km dessa vez para trabalhar.



Raras vezes fui à Mediateam e não tive o sincero prazer em estar lá. Quem vê a Mediateam como eu vejo sabe o que digo. Mas, dessa vez, a experiência fantástica não foi dentro das dependências da empresa e normalmente os trabalhos externos não são tão divertidos quanto os que executamos todos juntos em nossa sala. Eu e Flavinha recebemos a missão de registrar a ação da ONG Espaço Feminista na comunidade quilombola Conceição das Crioulas que, embora pertença a Salgueiro, fica mata a dentro 45Km.

No curto espaço de tempo fizemos nosso trabalho com excelência (como sempre), mas voltamos para casa com algo mais do que fotos e vídeos. Voltamos com a vivência, mesmo que muito curta, de estarmos em um lugar totalmente contrário da nossa realidade.



Não vou conseguir passar para quem lê este post o que senti quando estive lá, mas diante do que julgamos, pobreza aqui não é a mesma coisa que lá e o que tem valor aqui provavelmente não será prioridade em Conceição, pois quando passamos muito tempo imersos nessa neurose urbana tendemos erroneamente a julgar que somos tão grandes quanto a nossa cidade, mas logo percebemos que já perdemos há muito tempo a pureza do viver simples e sincero que presenciamos por lá.




Quando olho para essa comunidade vejo que nós da capital estamos muito mais isolados do mundo do que eles e quando penso que lá falta muita coisa, logo percebo que somos nós da cidade que, as vezes, tiramos deles e ainda assim continuamos sem nada.

Conceição das Crioulas não precisaria de tanta ajuda se o governo não fosse tão atrapalhado, ausente e corrupto. Quem assistir o que filmamos no encontro que houve no núcleo comunitário de Conceição das Crioulas verá que as pessoas que lá falaram representam um força que nós das cidade, já tão alienados, não conseguimos ser mais. Quem escuta o que escutei naquele dia e vê o que vi naquela comunidade volta para casa com mais do que fotos e vídeos, volta com um novo ponto de vista do viver nesse mundo,volta com a satisfação de ter executado um trabalho que trará o bem para pessoas que merecem, volta com uma definição mais fiel de humildade.





Nesse fim de semana passado eu poderia estar descansando ou poderia ter feito essa viagem como um mero turista, mas fui trabalhar e talvez por isso que tenha sido tão diferente. Pensando bem, tudo que nós da Mediateam fazemos, por mais que pareça comum, sempre fazemos de uma maneira divertida e diferente.

Então completo que falei anteriormente; Quem vê a Mediateam como eu vejo sabe o que digo e sente o que sinto, pois é depois de um fim de semana de trabalho como esse que percebo que nós da Mediateam não somos nossas câmeras, nossos computadores e muito menos o dinheiro, somos um grupo de amigos muito unidos que fazemos de tudo e de vez em quando trabalhamos.

(.::Ricardo Maciel::.)

2 comentários:

  1. O que é afinal viver bem? Sem palavras...

    Certa vez li que a palavra trabalho origina-se de "punição" ou "castigo". Com certeza é para muitos, desde que não trabalhem com alegria, com o ficar feliz quando o cliente fica feliz, com os pequenos gestos diários que cultivam a amizade que temos uns pelos outros na Mediateam.

    Tal sentimento é aqui alimentado diariamente, principalmente pelo Ricardo (vulgo DIDI).

    Trabalhar pra que, se podemos simplesmente... viver! ;)

    Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Blog espétacular, continuação de um bom trabalho... vou fazer de tudo para divulgar o teu blog. muitos parabens, vou-me tornar seguidor, está mesmo muito interessante!


    se poderes passa pelo meu: http://geracaoanonima.blogspot.com/

    muito obrigado e mais uma vez parabens ;)

    ResponderExcluir

Digite seu comentário aqui.