terça-feira, 18 de agosto de 2009

Naked Friday (Sexta-feira Nua)

motivação
mo.ti.va.ção sf (motivar+ção) 1 Ato de motivar. 2 Exposição de motivos. 3 Psicol Espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento. 4 Sociol Processo de iniciação de uma ação consciente e voluntária.

Começo o post de hoje com a definição do famoso “pai dos burros” para a palavra Motivação, mas adiante vocês entenderão o por que.

Após passada a crise mundial, restando apenas uma tal de marolinha, que em breve há de se extinguir, empresas mundo a fora tentam reverter o jogo, recuperar suas finanças e principalmente espantar o baixo astral, que paira no ar devido as massivas demissões, buscando formas de levantar a moral e o ânimo dos seus funcionários. E foi isso que fez, há aproximadamente um mês uma pequena agência de publicidade britânica. Até aí nada de estranho, se não fosse a forma inusitada que a empresa optou para buscar motivação e sair do sufoco provocado pela crise.

Incentivados pelo consultor e psicólogo David Taylor, todos resolveram tirar a roupa sob a alegação de que esta seria uma forma de ressaltar a confiança em si próprio e nos colegas de trabalho. A “loucura” ainda virou documentário de TV que chegou a ser transmitido pela TV inglesa Virgin One. O “esforço” dos funcionários foi compensado com o sucesso da curiosa ação, elevou a moral do grupo, tirou a agência do sufoco e 11 novas contas passaram a fazer parte da carteira de clientes. Mas será que é preciso ir tão longe, para se alcançar a motivação desejada dentro de um ambiente de trabalho? Histórias como esta são divertidas, mas com certeza não daria certo aqui no Brasil. Por aqui já existem soluções mais simples que são aplicadas em algumas empresas, por exemplo uma buzina que soa no meio do expediente “convidando” os funcionários para irem ao quintal bater um papo, descontrair, tomar um cafezinho e relaxar, recarregando ânimos e baterias para voltar com todo o gás a produção. Ou então, vídeo games liberados para a turma se divertir, interagir e depois voltar a produzir com a cabeça leve. Na W//Brasil, o esfria ânimos, motivador/levanta moral, fica por conta das “sorvetadas” proporcionadas pelo chefe para os criativos.
Enfim, brasileiros = criativos, arrumam saída pra tudo, por isso acredito e espero, que aqui a moda da “sexta pelada” não pegue. Será? Pelo menos até agora não.

Com a licença do gênio Chaplin, tomo emprestado uma de suas velhas frases e pensamentos e adapto-o para condizer com este post: “As dificuldades financeiras (= crise mundial) são motivos de união (= motivação) do casal (grupo empresarial), para superação da situação que, só assim, será passageira”.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Interfaces em Flash - Usabilidade do Flash + OpenLaszlo


Qual o segredo de uma aplicação, seja local ou de internet, que seja 100% aprovada por quem mais interessa... o usuário?

Essa é uma pergunta que permeia a cabeça de praticamente todos os desenvolvedores.


Uma aplicação não só vive de segurança na tramitação de dados, velocidade de processamento, precisão de relatórios, etc... Sem USABILIDADE, todo o resto, por mais bem trabalhado que seja, passa a ser desprezado pelo usuário final.
A Usabilidade anda lado à lado com a Acessibilidade, onde padrões internacionais de ISO determinam regras, dos vários métodos de usabilidade existentes, facilitando cada vez mais a utilização de softwares.

No entanto, em minha opinião um fator importante é quase sempre esquecido... a Inovação! Quando você inova em uma interface, respeitando ao máximo os padrões de usabilidade, o usuário naturalmente sente-se atraído, provocado a "descobrir" o que há por detrás daquela novidade. Ativando a "curiosidade natural humana", como segundo passo o usuário começa a analisar a interface para somente então decidir que caminho tomar. O processo de convencimento e adaptação do usuário torna-se mais fácil se entendido os passos do gráfico a seguir:


Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Usability#Introduction

Face à esta afirmação, conheçam a OpenLaszlo, uma forma de desenvolvimento de interfaces interativas, baseada em Flash RIA (rich Internet Applications) que me surpreendeu em vários aspectos.

Todo a plataforma de desenvolvimento, tutoriais e documentação podem ser baixados sem complicação! Sugiro, antes de começar a esboçar sua interface, abrir o Manual On-line, que no estilo Adobe, define passo-a-passo os parâmetros do OpenLazlo.

O que mais impressiona são os componentes e sua facilidade de uso, programa-se em tags como em um html, veja aqui um exemplo, com acesso ao código de fonte.

Muitas aplicações impressionam, mas não deixe de conhecer o G.ho.st, um sistema operacional simplificado que é executado em seu próprio browser.

Laszlo é Flash, é Bom e é Open, vale a pena conferir!