sábado, 25 de julho de 2009

DVDStyler - Prudução de DVDs

DVDStyler é um sistema multiplataforma para criação e gravação de DVDs que possui grande parte das funcionalidades necessárias para a produção de um DVD como, suporte a drag and drop de arquivos MPEG para composição de filmes e capítulos, importação de imagens para plano de fundo de menus, suporte a aplicação personalização de textos e botões (em texto) para criação de menus, opções de ordem e navegação entre capítulos, entre outros.

Semana passada precisei criar um DVD com menus e sub-menus e me espantei com com a praticidade do DVDStyler. De cara, nos enganamos por sua interface simples, mas é essa simplicidade que nos dá liberdade para atingi um belo resultado final.

Download do DVDStyler

Por Ricardo Maciel

sábado, 18 de julho de 2009

Quanta Plus - Excelente ferramenta para desenvolvimento web

O Quanta Plus tem o simples objetivo de se tornar uma poderosa ferramenta web para desenvolvedores.
Ele está se tornando um concorrente interessante para os editores da web comercial no mercado.
Entre suas funcionalidades você encontra depuradores, interface multi-documento, edição WYSIWYG, visualizador automático, suporte a HTML 4.0 e CSS, mecanismo interno de FTP, gerenciamento de projetos, muitas barras de ferramentas, numerosos templates, auto preenchimento, entre outros.

É fácil de observar que quanto mais um programador ou web designe evolui, menos ele precisa das automações que os softwares dessa categoria oferecem. Isso ocorre pelo fato porque o desenvolvedor sempre se preocupa em criar uma codificação eficiente, limpa e leve para ser rodada em qualquer máquina. Portanto, se você está começando nessa área, procure estudar bastante a lógica e as várias linguagens de programação.

Pensando dessa forma vemos que o Quanta é ideal para qualquer tipo de desenvolvedor (iniciante ou não). Ele é um poderoso software que lhe oferece muito mais do que ocupa de espaço em disco, ou seja, o Quanta é uma ferramenta que ocupa pouco espaço em disco, é super leve e e tem a tecnologia que você precisa.


Ah! e antes que alguém me pergunte o que é WYSIWYG, vou explicar.
WYSIWYG é a sigla da expressão em inglês "What You See Is What You Get", cuja tradução remete a algo como "O que você vê é o que você tem" (OQVVEOQVT). Significa a capacidade de um programa de computador de permitir que um documento, enquanto manipulado na tela, tenha a mesma aparência de sua utilização, usualmente sendo considerada final.

Até a próxima.

Por Ricardo Maciel

segunda-feira, 13 de julho de 2009

“Guaraná Antarctica, ninguém copia?”



“Nada se cria, tudo se copia”.
Aqui estou eu, mais uma vez citando uma das máximas do velho Chacrinha. Tudo bem que a frase foi criada para revelar uma situação vivida no meio televisivo, mas publicitários também compartilham do que diz esta afirmativa.
Hoje, ser original no processo criativo é algo difícil, porém, não impossível. São poucas as campanhas divulgadas que vemos e podemos julgar verdadeiramente criativas, originais.
É muito mais corriqueiro nos deparamos com propagandas e ideias, que ao vermos temos um deja-vu. Ou então, falando de uma forma mais grosseira, encontramos também verdadeiras “chupadas”, cópias perfeitas, quase fiéis, de campanhas exibidas em algum momento da publicidade. Esse último método não me parece muito agradável, a impressão que dá é de uma incapacidade de criar, ou de pelo menos melhorar algo já existente.
Sou a favor de uma “copiada”, ou melhor, de uma mistura feita a partir de outra boa mistura, assim o negócio pode dar certo.

"Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as idéias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior" (Christopher E. Bogan).




Não se engana quem tem a impressão de que já viu algo parecido antes. Skol...

sábado, 11 de julho de 2009

Stellarium, seu planetário particular.

Você adora olhar para o céu a noite e observar as estrelas, mas nunca mais teve tempo? Então você precisa conhecer o Stellarium.

O Stellarium mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio.
Ele também tem sido usado em projetores de planetários. Basta ajustar as coordenadas geográficas e começar a observar o céu!


É possível visualizar detalhes e obter enúmeras informações dos corpos celestes. O Stellarium permite, de forma eficiente, regredir ou avançar no tempo através de um sistema de datas e horários.

Em sua última versão temos:

céu

  • catálogo padrão de mais de 600.000 estrelas
  • catálogo extra com mais de 210 milhões de estrelas
  • asterisms e ilustrações das constelações
  • constelações de onze diferentes culturas
  • imagens de nebulosas (catálogo Messier completo)
  • Via Láctea realista
  • atmosfera, nascer e pôr-do-sol bastante realistas
  • os planetas e seus satélites

interface

  • um zoom poderoso
  • controle de tempo
  • interface em diversos idiomas
  • projeção olho-de-peixe para redomas de planetários
  • projeção esférica-espelhada para sua própria redoma de baixo custo
  • nova interface gráfica e controles de teclado extensíveis
  • controle de telescópios

visualização

  • grades equatorial e azimutal
  • estrelas cintilantes
  • estrelas cadentes
  • simulação de eclipses
  • terrenos personalizáveis, com projeções panorâmica e esférica

customização

  • adicione seus próprios objetos do céu profundo, terrenos, imagens de constelação, scripts...

Acesse o site do Stellarium para fazer o download.

Por Ricardo Maciel

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Tinha que ser a Microsoft =P



“A Micro$oft não cansa de fazer bobagens”. É copiando e colando a frase utilizada por um amigo, por sinal o ‘colunista’ da categoria Mundo Open, que venho aqui trazer para os aficionados do mundo open source, mais um motivo para vocês fazerem piadas com a “Micro$oft”.
Até na hora de promover a Internet Explorer 8 aos consumidores,ela acabou fazendo besteira...
Com um vídeo viral que extrapola o mau gosto, uma propaganda ‘nojenta’, que até agora me deixou intrigada à procura do seu lado cômico (se é que esta foi a ideia), o vídeo foi alvo de uma chuva de críticas, até mesmo por parte dos próprios usuários do serviço. O assunto já rendeu história em vários sites. E para evitar mais polêmicas, a “Micro$oft” acabou retirando do seu site oficial esta pérola.
Mas como nada é retirado da internet sem deixar rastros, aproveitem e confiram o vídeo a vontade no YouTube.



Confiram a matéria da Meio & Mensagem.

Acho que fui vítima da síndrome do OMGIGP (sigla de "Oh my God, I'm Gonna Puke"= "Oh, meu Deus, eu vou vomitar"). Também, depois de assistir a uma propaganda como essa, quem não sofre com ânsias de vômito?

sábado, 4 de julho de 2009

Firefox 3.5

O browser mais popular da internet já está disponível para download. Nas primeiras 24 horas foram feitos mais de 5 milhões de downloads. O site whos.amung.us mostra que logo no primeiro dia, o nosso querido browser atingiu uma cota de mercado superior a 2,5% e hoje já passou dos 28%. Esses dados são calculados apenas os downloads completos do Firefox e não as atualizações feitas a partir do próprio Firefox ou repositório de software de qualquer sistema operacional.

Neste lançamento a Mozilla promoveu o Shock. A ideia é agitar a web em ondas, de acordo com o fuso horário do país.
No dia 30/06 às 3:50 da tarde (horário de Brasília) houve a primeira onda aqui Brasil. Todos adicionaram um status no Twitter, e fizeram um post no blog sobre o Firefox 3.5, trocaram seus avatares para o novo logotipo do Firefox. E parece que deu certo!

Talvez, se fossem contabilizados todos que já mudaram para a nova versão, o Firefox estaria batendo o recorde de 8 milhões de downloads que pertence a sua versão anterior (3.0).

Não deixe de fazer o download do novo Firefox 3.5, ele está um espetáculo!
Acompanhe, em tempo real, as estatísticas de download da nova versão do Firefox

Por Ricardo Maciel

Wine - Instale programas do Windows em seu Linux

Antes de instalar qualquer software proprietário, recomendo uma alternativa open source.
Esse post é para casos extremos onde não há saída e infelizmente teremos que gastar uma boa graninha para adquirir tal programa.
Quando utilizamos o o sistema da Microsoft já começamos mal, pois para instalarmos o nosso programa temos que adquirir uma licença do Windows. Haja paciência!
Caso você esteja nessa situação, tente antes instalar o Wine em seu Linux.


O Wine, normalmente, é posto na prateleira dos emuladores, mas o seu nome é uma sigla que diz “WINE Is Not Emulator”. Ele é uma implementação livre de APIs Windows sobre as bibliotecas linux. Não é um emulador, nem uma máquina virtual, é um tradutor, que funciona como uma camada que expõe uma API compatível com a do Windows. Ao executar diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico.

Ainda não é possível executar perfeitamente todos os softwares do Windows, mas já dá pra quebra um galhão. Se você está tendo dificuldades para instalar algo no Wine, não desista de cara. Procure por documentações ou em fóruns (com certeza mais pessoas já tiveram o mesmo problema que você e lá você encontrará uma resposta, positiva ou não).

Semana passada a comunidade do Wine publicou um anuncio informando que já está disponível o Wine 1.1.25.

Algumas novidades neste lançamento são:

  • Várias atualizações em várias traduções
  • Suporte para várias codificações de ficheiros Unicode no Notepad
  • Melhorado a gestão de memória, especialmente no OpenGL
  • Menus agora são limpos automaticamente
  • Inícios da implementação em DLL’s do windowscodecs
  • Várias correções de bugs

Página de download do Wine 1.1.25 para várias distribuições Linux.
Caso surja alguma dúvida acesse a página oficial de documentação.

Por Ricardo Maciel